Por Thomas Magnum
Ao falarmos de consciência missionária na
igreja local geralmente temos a rápida associação do funcionamento de um
departamento ou conselho missionário realizando o trabalho de coleta de dados,
contato com missionários, atualização de informações para a igreja, reuniões
com o departamento de missões da denominação ou a realização de cultos que tem
algum momento de reflexão sobre a realidade do campo. A leitura de cartas de
missionários e também a promoção de eventos voltados para a obra missionária
como seminários, simpósios, congressos, conferências. Todas as questões citadas
são de grande relevância ao trabalho de conscientização missionária para a igreja
local, mas será que devemos limitar nosso trabalho com a igreja local a esses
tópicos?
Na
verdade o amadurecimento da igreja local para com a obra missionária se dará
pela importância que tal assunto tem no cotidiano da igreja, a missão que o
Senhor nos legou foi de levar seu Evangelho a todas as nações (Mt 28.19,20).
Devemos notar algo interessante nesse texto do Evangelho de Mateus, primeiro,
devemos pregar, depois devemos ensinar. Ensinar o povo a guardar as verdades
espirituais das Sagradas Escrituras. É nesse ponto que trabalharemos na questão
da pedagogia redentiva e sua utilização na tarefa de discipular os crentes. Ao
usarmos essa nomenclatura, estamos tão somente nos referindo a educação cristã
e sua abordagem pedagógica baseada na Palavra de Deus.
Esse
ato pedagógico pelo prisma da Santa Escritura nos levará a um método de ensino que
a Bíblia é o centro e o instrumento, ou seja, tudo em nossa forma de ensinar desde
o departamento infantil ao departamento de senhoras terá uma abordagem
redentiva e missional. A tarefa da igreja não está simplesmente ligada ao campo
transcultural, nacional e regional, mas, também está ligada ao campo local. Os
reformadores deram ênfase ao sacerdócio universal e a vocação de todos os
crentes, isso é algo importante no entendimento da obra evangelizadora da
igreja do Senhor Jesus. O sapateiro é um sapateiro para glória de Deus, o
padeiro, o pintor, o jardineiro, o médico, o servente, o advogado servem em suas
vocações para glória de Deus. O próprio Deus os colocou ali para serem luzeiros;
para glorificarem seu nome através de suas vocações, o objetivo final da
vocação dos santos é dar a Deus sua glória, Deus ama a sua glória.
No
entanto ao partirmos de uma pedagogia redentiva, estamos iniciando nosso
trabalho a partir da igreja local, e queria focar aqui a Escola Bíblica Dominical.
O funcionamento da EBD em nossas igrejas não deve ser apenas para manter uma
tradição, mas, para edificação do corpo de Cristo e preparação dos crentes para
uma vida que glorifique a Deus, como bem já disse o pastor John Piper, “a maior missão da igreja é glorificar a Deus”.
O teólogo Solano Portela em seu livro O
que estão ensinando aos nossos filhos[i] nos mostra nove
alicerces de uma pedagogia redentiva. Vale a pena citarmos aqui para caminharmos
em nossa reflexão. O primeiro alicerce apontado pelo referido autor é o metafisico,
o que existe além do físico? Dentro das escolas e da sociedade em geral temos o
impacto de filosofias materialistas que negam a realidade espiritual e esse
ensino tem causado muitos males a história da humanidade. O segundo alicerce é
o epistemológico
que vai nos responder como podemos chegar a verdade. Epistemologia trata das
teorias do conhecimento, note que principalmente Paulo no novo testamento nos
fala muito sobre o conhecimento de Deus (Ef 4.13; Tt 1.1; 2 Co 2.14; Cl 1.10; 2
Tm 2.25; veja também 2 Pe 1.2,3), principalmente por causa da ideia grega da gnose, Paulo nos vai mostrar que o
conhecimento de Deus é revelado pelo próprio Deus em seu filho e em sua
revelação. O terceiro ponto é o ontológico, que pergunta quem somos.
O Evangelho nos mostra isso de forma maravilhosa, uma rápida leitura nos
primeiros capítulos da epistola aos Romanos nos garantirá essa questão, a
psicologia secular, a pedagogia, a sociologia e antropologia que vigora nos
centros de estudos superiores ou não, distorcem e até blasfemam contra o que a
Bíblia diz sobre isso, eles dizem que o homem não é mau, não é pecador, não
está condenado e perdido, tais sistemas defendem a autonomia da razão, algo que
a Palavra de Deus refuta e condena.
O
ponto seguinte é o nomismo, que vai responder se existem regras e leis, tal ponto
refutará o pluralismo e o relativismo intelectual e religioso, a educação
cristã tem a obrigação e a tarefa de pautar suas atividades nas verdades
absolutas da Santa Escritura. Depois teremos o alicerce ético que mostrará que
existem fatores que determinam o que é certo e errado. O sexto alicerce é o relacional
que responderá a correspondência e a convergência do conhecimento, chegando ao
sétimo alicerce temos o metodológico, e necessário se faz
aqui de entendermos essa questão, a pedagogia moderna tem distorcido a figura
do professor, o tornando um facilitador, note que há um enfraquecimento da
autoridade, isso é muito relevante em nossa discussão porque altera todo
mecanismo educacional e social. O oitavo alicerce é o da estética que vai
responder o que é o belo, quais são os padrões da beleza, em nossa geração
fotográfica e narcisista é um ponto que precisa ser trabalhado em nosso sistema
educacional nas igrejas. E nosso último alicerce é o teleológico que nos fala da finalidade das coisas,
do mundo, do propósito da vida, questão que é inerente à mente de todo ser
humano. Visto isso agora iremos ponderar que relação tem esses pontos com a
consciência missionária de uma igreja local.
Tomando
por base teológica e pedagógica esse escopo de ensino que tem base na Palavra
de Deus, o trabalho de consciência missionária na igreja local partirá de seu
trabalho e a importância que ela dá a educação cristã dos membros e
congregados. A pedagogia redentiva apontará para os pontos citados acima e que
tudo deve convergir para a glória do Deus triúno. Esse processo de ensino deve
ser objeto de observação para líderes de EBD, líderes de Departamentos de
Missões, de Departamento infantil e gerenciado pelo pastor da igreja local.
Os
fatores ligados à educação religiosa dos cristãos é muito importante para que
uma igreja cresça no seu zelo por missões e pela missão. Ao usarmos os termos
distintamente aqui enfatizamos que a missão está estreitamente ligada a nossa
vocação, a igreja como luzeiro no mundo. No trabalho, na escola, faculdade,
vizinhança, no lar. Usando o termo missões tratamos do envio de obreiros ao
campo missionário, cultural e transcultural.
Aqui entra então a questão do método, vamos exemplificar com o trabalho
com as crianças. O trabalho com crianças voltado para missões não pode ser
subestimado, se ensinadas a amar a obra missionária, elas irão contribuir e
orar por isso. Quando o trabalho de ensino, tanto no departamento infantil como
na EBD são voltados pedagogicamente para um propósito redentor, os pequeninos
crescerão em graça e conhecimento. Mesmo as brincadeiras no departamento
infantil devem ser voltadas para um propósito pedagógico, dever ter um sentido
teleológico, uma finalidade. No ensino nada deve ser aleatório, com isso não estamos
defendendo algo mecanizado, mas, pelo contrário estamos aqui na total
dependência do Espírito Santo para ensinarmos sua Palavra.
O
trabalho com os demais departamentos devem seguir a mesma lógica. Mesmo as
atividades de ação social e momentos de confraternização na igreja devem
apontar para a grande missão da igreja que é glorificar a Deus, e
consequentemente resultará em missões. Se cada departamento ou classe na EBD
adotar em oração um missionário, comprometendo-se a mandar-lhes e-mails e
cartas, isso terá um peso muito grande. Se as crianças forem educadas a
contribuírem com missões desde pequeninas, quando crescerem serão contribuintes
da causa missionária. Se as igrejas levarem particularmente suas classes de EBD
ou departamentos aos campos próximos da igreja local, para que a igreja conheça
de perto a realidade diária do missionário, isso será impactante, isso
resultará em sentimentos de compaixão e urgência no coração dos crentes. A
forma que abordamos missões nas igrejas locais resultará sempre em algum
resultado, a forma que aplicamos o tema a vida diária da igreja trará
benefícios para o reino de Deus. A pedagogia utilizada na prática educacional
da igreja causará impactos profundos na consciência missionária dos seus
membros e congregados, como também em seu compromisso com o trabalho de
pregação nos bairros e localidades próximos da igreja. A pedagogia redentiva
resultará em amor a Deus, em compromisso com sua obra, em dependência do
Espírito Santo e em fervor pelo estudo e aplicação da Sagrada Escritura.
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[i] Publicado pela Editora Fiel, o livro trata do problema da educação secular e a importância da igreja refletir sobre nosso papel na educação principiando pelo trabalho de educação no lar e estendendo-se a educação institucional formal.
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[i] Publicado pela Editora Fiel, o livro trata do problema da educação secular e a importância da igreja refletir sobre nosso papel na educação principiando pelo trabalho de educação no lar e estendendo-se a educação institucional formal.
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