A igreja em Colossos estava
cercada de teologia. Péssima teologia. Naquela época quatro tendências
assolavam a igreja cristã: o gnosticismo, o legalismo, o misticismo e o
ascetismo. Na cidade dos colossenses predominavam as religiões helênicas de
mistério e o culto ao imperador romano, além de sinagogas judaicas. Nesse meio
urbano altamente religioso surgiu uma heresia perturbadora para a igreja
cristã. Essa era a preocupação de Epafras, companheiro de Paulo e natural de
Colossos. Ao levar o problema para o apóstolo, Epafras o motiva a escrever a
carta aos colossenses com uma boa teologia cristã contra os maus ensinamentos
da cultura da cidade. Muito se especula, mas não se sabe ao certo qual seria a
heresia que rondava os colossenses. Pelo seu caráter singular e misterioso
muitos a tem chamado de a Heresia de Colossos. Sobre ela o Dr. Augustus Nicodemus
comenta:
"Ela deve ter sido de origem
judaica e começado nas sinagogas. No entanto, era sincrética, pois absorvia e
incluía elementos de outras religiões. Também continha elementos cristãos,
visto que falava a respeito de Cristo, da salvação e de Deus. Havia incorporado
ainda elementos de crenças pagãs, especialmente das religiões de mistério – e,
em particular, ideias que mais tarde dariam origem ao gnosticismo. Ao fazer
isso, absorveu também o conceito grego do dualismo, que era muito comum naquela
época"¹
O cenário teológico não era
nada bom. Paulo percebeu o grave problema e escreveu a carta para combater essa
heresia com boa teologia. Aliás, teologia é bem mais importante do que dizem
por ai. Vejamos a oração de Paulo no capítulo 1:
Por essa razão, desde o dia
em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do
pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento
espiritual. E isso para que vocês vivam de maneira digna do Senhor e em tudo
possam agradá-lo, frutificando em toda boa obra, crescendo no conhecimento de
Deus e sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua
glória, para que tenham toda a perseverança e paciência com alegria, dando
graças ao Pai, que nos tornou dignos de participar da herança dos santos no
reino da luz. Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou
para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão
dos pecados. (Colossenses 1:9-14)
Cheios do pleno conhecimento
da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual
Paulo está orando por
teologia, uma boa teologia. Seu desejo é que os colossenses sejam cheios do
conhecimento de Deus e da sua vontade, ou seja, teologia. Não temos,
felizmente, como escapar dela. Paulo sabe que todo cristão é um teólogo nesse
sentido. E ele sabe ainda mais: que se você não for um bom teólogo será um mau
teólogo, e isso pode destruir uma igreja. Num ambiente rodeado de perigosa
heresia a boa teologia era o principal pedido de paulo. É isso mesmo, Paulo
está orando por teologia! Mais do que por unidade, mais do que por amor, mais
do que por paz. Ele sabe que sem o conhecimento de Deus essas coisas são
inúteis. Você já orou por boa teologia ou tem falado mal dela?
Para que vocês vivam de
maneira digna do Senhor e em tudo possam agradá-lo, frutificando em toda boa
obra
O primeiro objetivo da boa
teologia é a glória de Deus. E como o glorificamos melhor? Vivendo de maneira
digna e agradando-o. Não podemos agradar alguém sem conhecê-lo. Muitas boas
intenções são desperdiçadas por más teologias. O desejo de Paulo é que a igreja
de Colossos agrade a Deus da maneira correta. É importante lembrar que a
consequência de uma boa teologia num coração regenerado é uma vida que
frutifica em boas obras. Boa teologia se manifesta em uma vida piedosa. Como
está a sua?
Crescendo no conhecimento de
Deus e sendo fortalecidos com todo o poder, de acordo com a força da sua glória
Um cristão está em constante
crescimento para estar mais parecido com Cristo. Para ter mais conhecimento de
Cristo. A teologia é importante para o crescimento saudável da igreja,
fortalecendo o homem não pela força
humana, mas por aquele que está na glória de Deus. Paulo está clamando por esse
crescimento para a igreja dos colossenses e sabe que uma boa teologia serve
como alimento sólido para o crente. Você tem gasto mais tempo com boa teologia
ou criticando as más?
Para que tenham toda a
perseverança e paciência com alegria
Além de crescimento uma boa
teologia gera um crescimento seguro e alegre. A teologia é importante para
manter a raiz da igreja forte e inabalável. Aquela péssima teologia da heresia
de Colossos acabaria com a igreja se não fosse combatida. Por outro lado, a
teologia de Paulo fortificou a igreja e a protegeu da apostasia. Nós devemos
muito aos bons teólogos cristãos. Você tem agradecido por eles ou apenas
desprezado-os?
Dando graças ao Pai, que nos
tornou dignos de participar da herança dos santos no reino da luz.
A boa teologia gera
humildade e gratidão, pois aponta para o Deus triúno como o único salvador e
sustentador soberano. Ela nos protege da arrogância destrutiva em que o corpo
de Cristo pode entrar. Muitos falam contra a teologia afirmando que ela gera
crentes arrogantes, mas a culpa não é dela e sim do coração endurecido do
homem. Na verdade, aqueles que são contra a teologia caem na arrogância quando
dizem não a necessidade do conhecimento de Deus. A verdadeira humildade está em
conhecer mais a Deus e dar graças somente a Ele. O conhecimento de Deus humilha
o nosso.
Pois ele nos resgatou do
domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem
temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados
Finalmente, toda boa
teologia está alicerçada numa única coisa: na obra redentora de Jesus Cristo na
sua vida, morte e ressurreição. O evangelho verdadeiro é o centro. A cruz é o
ponto de partida de toda boa teologia. Nosso fundamento é Cristo! Jesus não é
um grande teólogo, Ele é a própria teologia encarnada (Rm 14:7-11). Rejeitar o
conhecimento de Deus é rejeitar aquele que foi a máxima expressão desse
conhecimento.
Depois de orar por uma boa
teologia Paulo apresenta aos colossenses a total supremacia de Cristo sobre
todas as coisas. Esse é o nosso fundamento! Foi essa teologia que protegeu aquela
igreja da perigosa heresia sincrética da época. É importante dizer que o
gnosticismo, misticismo, legalismo e sincretismo ainda assolam e muito a igreja
nos dias de hoje. No restante da carta Paulo está justamente desenvolvendo uma
boa teologia contra esses falsos ensinamentos. A boa teologia sempre terá seu
lugar de suma importância para a igreja.
A teologia destrói ou
protege a igreja. De que lado você está? A teologia é bem mais importante do
que dizem por aí. Pergunte aos colossenses…
Soli Deo Gloria!
________________
¹A Supremacia e a Suficiência de Cristo – Editora Vida Nova – Pag 15.
Fonte: Vida de Graça