1509725595914942

26 de nov de 2015

Breve Bibliografia Para um Pensamento Político Prudente

Por Thomas Magnum


Olá pessoal, estamos voltando com a segunda parte de nossa bibliografia básica para uma formação de um pensamento político cristão reformado. Nessa segunda temos alguns títulos muito importantes que não podem ficar de fora de sua biblioteca sobre cristianismo e política. É necessário algumas observações básicas sobre nossa lista atual. Teremos aqui algumas indicações de autores não cristãos, logo é normal não abraçarmos toda construção teórica que eles venham apresentar, no entanto isso não invalida a importância das obras que listaremos. Uma atenta leitura do que indicarei aqui irá proporcionar juntamente com nossa primeira lista uma boa base sobre política numa perspectiva cristã. Listarei apenas livros publicados em português para um melhor acesso - tanto a compra dos livros quanto a leitura. Felizmente temos um aquecimento no mercado editorial brasileiro com literatura política que pode nos ajudar muito em nossos estudos do assunto. Sem mais demora vamos a lista!



Reflexões sobre a Revolução na França, de Edmund Burke é leitura obrigatória para quem quer compreender as origens dos pensamentos políticos e a evolução da esquerda e da revolução francesa. Burke dispensa apresentações e apresenta uma argumentação muito próxima do cristianismo para um embasamento político, teve influência de ministros Congregacionais, reformados e católicos. Publicado pela Edipro.

Em Nossa Cultura...ou o que restou dela,Dalrymple vai trabalhar de forma magistral numa análise da atual cultura europeia e ocidental de uma forma mais ampla, esse livro deve ser lido com considerável atenção: ele vai falar sobre sexo, infância e a degradação dos valores humanos, uma perspectiva conservadora que vale a pena ser lido e relido. Publicado pela É Realizações. 

Como ser um conservador foi publicado esse ano (2015) pela Editora Record que tem sido uma editora que tem prezado pelo pensamento político conservador em suas publicações sobre política. Scruton vai tratar de ecologia, nacionalismo, conservadorismo, liberalismo e muito mais. 

Mais um livro de Dalrymple, Podres de Mimados foi prefaciado por Luiz Felipe Pondé, e é uma das grandes publicações sobre comportamento humano e sociedade, o autor mostra a vileza humana e o coração intoxicado pelo sentimentalismo e trágicas consequências políticas e sociais desse fator. Publicado pela É Realizações.

T.S, Eliot é um conhecido autor, poeta, filósofo e pensador político. Em seu pequeno livro Notas para a Definição de Cultura Eliot nos brinda com uma rica análise sobre a relação da cultura com a religião. Eliot era um cristão Anglicano.

Política da Prudência, do conhecido jornalista e analista político Russell Kirk é um livro fenomenal, apresenta as bases para um pensamento conservador. Ao falarmos de conservadorismo é importante notar que os pressupostos do conservadorismo são similares aos do cristianismo, o que realmente falta é que muitas vezes o conservador não vai a origem, o ponto final do raciocínio, ele para na tradição. Nós porém vamos mais longe, vamos até as instituições divinas e a Deus como origem disso.

Beleza de Roger Scruton foi um dos melhores livros que li sobre o assunto. O que tem haver com política? Tudo. A cosmovisão se espalha por todas as esferas, uma análise sobre a beleza, tanto na religião, na arte e na sexualidade humana. O livro é extremamente recomendado. Publicado pela É Realizações.

Também publicado pela É Realizações, O que é Conservadorismo nos presenteia com uma análise maravilhosa do tema, e faz uma contraparte ao liberalismo político, econômico e moral. Vale a pena ter esse livro.


Thomas Sowell é um conceituado economista que tem escrito sobre temas políticos com muita profundidade e relevância. Em seu livro Conflitos de Visões faz uma análise da visão restrita e irrestrita e mostra qual a gênese dos pensamentos políticos e sua hibridez. Para entender de forma analítica o que é direita e esquerda, leia esse livro. Publicado pela É Realizações.

A Vida na Sarjeta do psiquiatra Anthony Daniels que tem por pseudônimo Theodore Dalrymple é um livro imprescindível. Com vasta experiência médica em países com alto índice de pobreza e experiência com detentos dentro de presídios, Dalrymple mostra claramente que a maldade do homem não consiste do meio, mas, do íntimo, da natureza humana. Mesmo não sendo cristão, Dalrymple usa pressupostos cristãos para uma analise da vileza do homem, livro publicado pela É Realizações.

Em defesa do preconceito de Dalrymple nos mostra que todos nós temos preconceitos e que eles são necessários. Ao contrário do discurso da esquerda, precisamos julgar fatos e pessoas. Claro que o preconceito defendido por Dalrymple não é o preconceito soberbo, maligno e prejudicial. Publicado pela É Realizações e prefaciado por Reinaldo Azevedo. 

O livro de Bruno Garschagen não poderia ficar de fora, com recorde de vendas, Pare de acreditar no governo - Por que os Brasileiros não confiam nos políticos e amam o Estado, é uma história da trajetória política do país e mostra de forma magistral e com linguagem bem humorada como chegamos até nosso atual estado político no país. Um livro que certamente não irá se arrepender de comprar.  Publicado pela Editora Record.

Origens do Totalitarismo de Hannah Arendt é um clássico sobre política. Uma pensadora de discurso poderoso, dados importantes e análise essencial para uma correta compreensão histórica do pensamento totalitário. Editora Companhia das Letras.

Pensadores da Nova Esquerda do filósofo Roger Scruton. Ele irá abordar catorze pensadores da nova esquerda e mostrar de forma competente e com argumentação refinada e polida que a ideologia marxista que invadiu os meios de comunicação, a imprensa, a psicologia e muito mais são no mínimo malignas e desonestas e incompetentes para o desenvolvimento da humanidade. Livro publicado pela É Realizações.

Espero que essa lista possa ajudar a todos que tem se preocupado com nosso país e querem entender um pouco mais sobre política e cultura. Fica evidente que minha intenção aqui não é fazer uma lista exaustiva, mas, apontar livros importantes para o amadurecimento de um pensamento político prudente. Grande abraço a todos!

Nenhum comentário: