1509725595914942

11 de nov. de 2015

Breve Sugestão Bibliográfica para um Pensamento Político Cristão

Por Thomas Magnum

Bom pessoal, temos escrito e publicado textos todas as segundas-feiras sobre os prejuízos do pensamento revolucionário marxista e sobre a engenharia social do marxismo cultural. No entanto é necessário uma pequena expansão do que escrevemos aqui e que com certeza irá ajudar aqueles que desejam saber mais sobre o assunto. Esse texto propõe uma breve bibliografia política para equipar aqueles que desejam pensar e aprender mais sobre o tema.

Primeiro começaremos por livros escritos por cristãos. Infelizmente não temos muita coisa publicada em português que tenha sido escrito com um viés reformado e uma outra deficiência na literatura na área de teologia e política é uma publicação escrita por um brasileiro que faça uma análise social e política mais aprofundada numa perspectiva teológica reformada. Mas ainda assim, temos um material muito bom publicado no Brasil. Sem delongas vamos a nossa sugestão bibliográfica.

Política - Johannes Althusius



Um livro fundamental escrito por alguém que esteve bem próximo da reforma protestante. Esta é uma obra-prima sobre política. O livro de Johannes Althusius irá proporcionar uma base importante para a construção de um pensamento político com fundamentos da reforma. Publicado pela Topbooks.

Visões e Ilusões Políticas - David T. Koyzis

  
Uma segunda obra que não poderíamos deixar de referendar é Visões e Ilusões Políticas escrito pelo cientista político David T. Koyzs e publicado pela editora Vida Nova. Esse livro mostrará como as ideologias políticas são idolátricas e perigosas e como os cristãos devem pensar politicamente sobre as mais diversas teorias e aplicar o pensamento cristão aos mais variados contextos sociais e políticos.

Estado e Soberania - Herman Dooyeweerd


Temos mais uma excelente publicação em português: Estado e Soberania do renomado e celebrado filósofo holandês Herman Dooyeweerd. Um livro imprescindível para quem deseja formular ou desenvolver seu pensamento político com bases realmente numa teologia e filosofia reformadas. O livro é mais uma publicação da Editora Vida Nova.

Raízes da Cultura Ocidental – Herman Dooyeweerd



Mais uma obra de Dooyeweerd que é sem dúvida uma das maiores referências no pensamento político reformacional. Esse livro irá lhe proporcionar um panorama da cultura ocidental vasto e rico. Tratará sobre os objetivos das lutas de classes e os males filosóficos de pensamentos contrários ao cristianismo. O livro foi publicado pela Editora Cultura Cristã.

No Crepúsculo do Pensamento – Herman Dooyeweerd


No Crepúsculo do Pensamento foi a primeira obra de Dooyeweerd publicada no Brasil, tendo como subsidio um glossário feito por Guilherme de Carvalho. O livro que é realmente filosófico irá proporcionar uma condição de discernimento de ideologias e as contradições do pensamento ocidental que está distante das Escrituras. A análise que o filósofo faz do historicismo é muito valiosa para nosso contexto. O livro permanece atual e aplicável a formulação de um pensamento político reformado no Brasil. Publicado pela Hagnos.

Política Segundo a Bíblia – Wayne Grudem



Um livro que serve como uma excelente introdução ao pensamento político a partir das Escrituras Sagradas. Uma publicação das Edições Vida Nova. A obra vai proporcionar ao leitor um bom contexto para leituras mais complexas sobre o assunto.

Fé Cristã e Cultura Contemporânea – Autores Diversos


Mais um livro muito interessante que discute a questão da missão integral. Nesse livro você irá encontrar algumas críticas que precisam ser alvo de reflexão política e teológica por quem deseja construir um pensamento político/social à luz da fé reformada. Publicado pela Ultimato.

Calvinismo – Abraham Kuyper


Com certeza um clássico da literatura de Cosmovisão Cristã. Kuyper é conhecido por sua versatilidade em vários campos do saber inclusive na política. Sem dúvida a leitura de Calvinismo de Kuyper é fundamental. O livro não trata dos conhecidos cinco pontos do Calvinismo, mas, mostra que o Calvinismo é bem maior que os cinco pontos, ele expande a compreensão do pensamento calvinista as várias esferas da sociedade e da vivencia humana. Publicado pela Editora Cultura Cristã.

O Pensamento Econômico e Social de Calvino – André Biéler


O livro de Biéler sem dúvida é uma das mais importantes obras sobre o pensamento de Calvino na esfera político-econômica e social, pensamento que provém de sua teologia e do desenvolvimento de seu trabalho como reformador religioso e social em Genebra. O livro é publicado pela Cultura Cristã.    

Justiça Generosa – Timothy Keller


Justiça Generosa é um livro sensacional para quem deseja conhecer o que a Bíblia diz sobre o cuidado com os pobres. Longe da famigerada teologia da libertação e do atual viés da TMI no Brasil, o livro nos brinda com um pensamento maduro e bíblico de um teólogo e pastor que está engajado em causas sociais e com um compromisso com as Sagradas Escrituras. Keller é um dos mais prolíficos autores na área de cosmovisão cristã que tem sido publicado no Brasil. Edições Vida Nova tem disponibilizado as obras de Timothy Keller.                                                           

Cosmovisão Cristã e Transformação – Autores diversos


Um Livro realmente ideal a nosso contexto no Brasil, um time de primeira foi reunido para escrever cada capítulo. Publicado pela Ultimato Cosmovisão Cristã e Transformação foi premiado na categoria apologética e com certeza será uma ferramenta útil.

O Manifesto Cristão – Francis A. Schaeffer*


O Manifesto Cristão é uma obra fantástica. Schaeffer era apologeta, crítico cultural, pastor e missionário, sua obra é também indispensável. Na verdade todos os escritos de Schaeffer são recomendados para o amadurecimento de uma ótica cristã de mundo.
____________

* O Manifesto Cristão foi editado em conjunto com outras três obras de Schaeffer num único volume chamado A Igreja no Século 21. 

Nenhum comentário: