Por Nick Batzig
Quando
Jesus explicou a natureza de sua morte expiatória na cruz para os israelitas de
seus dias, Ele apelou para o que é, indiscutivelmente, um dos símbolos
redentivos mais fascinantes da história da peregrinação de Israel pelo deserto:
a serpente de bronze no poste (Números 21.4-9; João 3.14).
A
serpente de bronze é o tipo mais claro da obra salvífica de Jesus no Calvário.
De todos os tipos e sombras, não houve outro que tenha predito melhor a grande
obra do Salvador do que esse. Jesus podia ter apontado para a páscoa ou para qualquer
tipo de sacrifício que demonstrasse sua futura morte expiatória. Mas ele
escolheu apontar para esse tipo em sua discussão com Nicodemos.
Aqui
há 14 pontos retirados do livro “The Mystical Brazen Serpent with the
Magnetical Virtue Therefore, or Christ Exalted Upon the Cross”, escrito por
John Brinselym; do sermão “Moses and the Bronze Serpent”, feito por Tim Keller
e do livro “Brief Exposition of the Epistles to the Seven Churches in Asia”, de
Robert Murray M’Cheyne. Todos eles nos
ensinam como Números 21.4-9 serve para nos aprofundarmos no entendimento do
Evangelho:
1.
A serpente de bronze foi o meio de salvação usado por Deus para os Israelitas
que foram mordidos pelas serpentes no deserto. Jesus crucificado é o meio de
salvação de Deus para todos aqueles que foram infectados mortalmente pelo
veneno do pecado no deserto desse mundo caído.
2.
A serpente de bronze era a única forma de salvação para os Israelitas. Jesus
crucificado é o único meio de salvação para o judeu e para o gentio (considere
a leitura histórico-redentiva de João 3.16 à luz de João 3.15. No Antigo
Testamento, os israelitas eram amados por Deus, por isso receberam uma forma
tipológica de cura; no Novo Testamento nos é dito que “Deus ama o mundo”, o que
inclui judeus e gentios, de tal forma que ele deu Seu Filho para a redenção do
Seu povo, que inclui pessoas de toda língua, tribo, nação e linguagem).
3.
A serpente de bronze era uma representação visual da ira de Deus contra o povo
murmurador. Cristo crucificado é uma representação visual da ira de Deus contra
toda a impiedade e injustiça humana.
4.
A serpente de bronze representava a propiciação da ira de Deus. Quem olhasse
para a serpente saberia que a ira de Deus seria afastada. A cruz de Cristo
demonstra a ira de Deus, assim como a afasta. A misericórdia e a verdade se
encontram na cruz; justiça e paz se beijam na morte de Jesus.
5.
A serpente de bronze era uma representação simbólica das serpentes venenosas
que morderam o povo e trouxeram consequências mortais por conta do pecado.
Cristo representa aqueles que foram arruinados pelo pecado, tomando para si um
corpo em semelhança da carne pecaminosa – embora sem pecado – para que Ele
pudesse, por meio de sua morte, salvar aqueles que foram envenenados pelos seus
próprios pecados até a morte. Ele se fez maldição para que nós recebêssemos as
bênçãos de Deus.
6.
A serpente de bronze servia para lembrar os Israelitas da causa de seus
pecados. Ela tinha por finalidade levar à memória deles para o Jardim do Éden,
onde Satanás veio em forma de serpente para tentar seus primeiros pais. A
punição para o pecado, trazido ao mundo por meio da tentação daquela antiga
Serpente, foi colocada sobre Jesus na cruz. A penalidade do nosso pecado recaiu
sobre Ele. Ele se tornou pecado por nós, para que, Nele, nos tornássemos
justiça de Deus.
7.
A respeito da serpente no deserto, a cura dependia da palavra de Deus a
respeito de seu meio de salvação. Com Cristo crucificado, a salvação é
dependente da palavra de Deus a respeito de seu meio de Salvação.
8.
Assim como os israelitas envenenados foram chamados a crer no comando de Deus –
e a serpente de bronze foi o objeto desse comando -, nós vemos que tanto o meio
quanto o instrumento da salvação de Deus são tipificados. No relato da
interação de Jesus com Nicodemos, tanto o meio quanto o instrumento de Deus
para a salvação são apontados. O Salvador crucificado é o meio da salvação de
Deus. A fé (ou “olhar para Ele”) é o instrumento da salvação.
9.
Os israelitas infectado foram chamados externamente a olharem para a serpente
de bronze para serem curados. Os pecadores são chamados externamente a olharem
para o Filho de Deus crucificado para serem salvos.
10.
A serpente foi levantada na frente dos Israelitas, no meio do campo, para que
todos aqueles que fossem mordidos olhassem para ela e fossem curados. Cristo
foi levantado – primeiro na cruz, depois em sua ressurreição, então em sua
ascensão e, por fim, na pregação do Evangelho – para que os pecadores olhem
para Ele e sejam salvos.
11.
A serpente de bronze era o central e totalmente suficiente meio de cura dos
Israelitas. A cruz é o central e totalmente suficiente meio da obra salvífica
de Cristo para curar todo aquele que nele crer.
12.
Assim como Deus escolheu um homem, Moisés, para levantar a serpente de bronze
no poste para que as pessoas olhassem e fossem curadas, Deus escolheu ministros
para proclamarem Jesus por meio da pregação de Cristo crucificado, para que
todo homem possa contemplá-lo e ser salvo.
13.
Assim como olhar para a serpente de bronze era um meio tolo de cura para os
israelitas envenenados, olhar para o Salvador crucificado (um homem executado
publicamente) é um meio tolo, aos olhos do mundo, para a salvação de pecadores
condenados à morte.
14.
A serpente de bronze foi levantada em favor de muitos, para a salvação da ira
de Deus e das consequências mortais do pecado. Cristo foi levantado em favor de
muitos, para a salvação da humanidade da ira de Deus e das consequências
mortais do pecado. Somente aqueles que olham, em fé, para Cristo, são redimidos
da mordida mortal do pecado.
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Fonte: Reforma21
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Fonte: Reforma21