1509725595914942

13 de fev. de 2015

Geração "meninos reformados"

Por Morgana Mendonça dos Santos

É incrível como tem aumentado a ânsia e o desespero pela auto-afirmação do "eu sou alguma coisa". É notório que tudo está ligado a um pragmatismo desenfreado por uma identidade no meio evangélico, parece haver uma competição ou qualquer tipo de corrida para alcançar algo como títulos, reconhecimento e aplausos. Basta fazer um login ou clicar em um aplicativo e você encontra de tudo.

A busca do brilho não está escondida ou sendo discreta. Basta apenas ler um livro sobre teologia e se sente apto para refutar a todos, foi chamado para pregar na escola dominical e se sente o professor do seminário. Assistiu um debate apologético e sente que está pronto para defender sua fé. Apenas leu a biografia de um reformador e já pode criar uma página reformada contra todo tipo de igrejas e denominações. Canta no louvor da igreja e já sonha com um DVD ao vivo para as multidões. Auxilia um pastor na igreja e já começa a gravar vídeos teológicos no YouTube. Estuda em seminários e já começa escrever um livro.

Considero planos como esses bons, se for para a glória de Deus! Todavia, a corrida atrás do brilho e status tem sido mortal, os danos estão prejudicando quem realmente tem se dedicado com excelência para viver conforme as Escrituras. É necessário um autoexame das motivações, é necessário lutar contra uma cultura egocêntrica. Uma cultura em busca de prazeres e reconhecimentos que despreza o conceito do absoluto, uma manipulação de egos ensoberbecidos, o amaciamento que reduz os princípios cristãos, uma extrema sede em busca daquilo que é efêmero.

O conselho de Paulo ao jovem Timóteo é um exemplo clássico, que jovens podem assumir o ministério e ter responsabilidade.

"Ninguém despreze a tua mocidade, mas sê um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza. Até que eu vá, aplica-te à leitura, à exortação, e ao ensino."

1 Timóteo 4.12-13

Aqueles que têm andado nessa contra mão do brilho, dos títulos, tem lutado contra a imagem que essa geração "meninos reformados" tem deixado. Uma triste realidade dos nossos dias. Onde a moda é ser reformado, mas nunca leu nada dos reformadores. Que a busca é puritana, mas nunca nem leu um livro sobre quem foram os puritanos ou como lutaram. Que sou "sola Scriptura", mas vive por inferências, nos ombros dos seus ídolos teológicos.

Perguntei certa vez a uma jovem - dona de uma página no facebook que tem como objetivo dizer a verdade e lutar contra as heresias das denominações - o quanto ela tinha lido sobre teologia. Não fiquei espantada com a resposta, ela disse que leu um livro do Lutero e já sentia que devia reformar a igreja. Certa vez, conversando com um professor do seminário, perguntei a ele como eu deveria chamá-lo. Se ele queria ser chamado de professor, pastor ou mestre, ele me respondeu: me chame pelo meu nome. Outra vez, conversando com outro professor, eu perguntei por que ele não escrevia um livro, ele olhou pra mim e disse: ainda escrevo à lápis.

É incrível como são homens estudiosos das Escrituras! Que tem sua vida acadêmica rica em conhecimento profundo da teologia, homens que Deus continua usando para a Sua glória. No entanto, não sentem necessidade dos títulos, do brilho nem muito menos da corrida para os palcos e aplausos. É necessário seguir o conselho de Paulo. 
O jovem Timóteo entendeu as palavras, ouviu o conselho.

No contexto que Timóteo vivia, era necessário uma aplicação profunda com as Escrituras, ser um exemplo na palavra, no procedimento. Antes de ensinar precisamos aprender, antes de falar precisamos ouvir, antes de escrever precisamos ler, antes de qualquer coisa precisamos ser  um exemplo para os fiéis. Ninguém deve desprezar por você ser um jovem, mas despreze toda tola ambição por brilho, fama, reconhecimento e aplauso. Timóteo em Éfeso, como responsável naquela comunidade, teve Paulo um exemplo na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza. Ele deveria seguir esse conselho, e aplicar a sua vida na leitura pública das Escrituras, exortação e ensino. No mesmo capítulo Paulo ainda diz:

"Ocupa-te destas coisas, dedica-te inteiramente a elas, para que o teu progresso seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e do teu ensino; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem."


1Timóteo 4.15-16.

Que belo ensinamento e conselho de Paulo, o jovem Timóteo deveria ser ocupado, dedicado inteiramente nessas coisas, de forma que o seu progresso fosse manifestado a todos. Tenha cuidado Timóteo e seja perseverante! Joshua Harris no seu livro Ortodoxia Humilde (p.62) diz "Não se avalie pelo que você sabe. Avalie a si mesmo pela prática daquilo que sabe". Nunca vou esquecer o que diz esse livro. Quer defender a verdade? Defenda com lágrimas nos olhos, uma ortodoxia humilde não um culto à personalidades!


A Deus seja toda glória. Romanos 11.36.
__________________________

OBs 1: Se você caro leitor, se identificou com esse texto por algum motivo, meu conselho é que você siga o conselho de Paulo, como tenho tentado seguir. Comece estudando e meditando nas Sagradas Escrituras, AT e NT, que a teologia bíblica preceda a teologia reformada. Saiba primeiro o que é o Evangelho e só depois entenda os cinco pontos e os cinco solas. Minha oração é que Deus te ajude.

OBs 2: Se você caro leitor, identifica alguém exatamente assim, buscando todo esse brilho e reconhecimento. Peço que tenha calma e sabedoria. Lembre quando foi você, quando você se apaixonou pela teologia reformada, quando começou a descobrir as doutrinas da graça. Chegue junto, oriente, aconselhe e caminhe ao lado dessa pessoa, para que ela amadureça na graça e sabedoria do Senhor.

4 comentários:

Unknown disse...

Amém!A Palavra de Deus diz:" meu povo perece por falta de conhecimento." A luz está posta para todos que a queiram receber. A Palavra de Deus diz:" peça sabedoria, q a todos será dada deliberadamente. Que todos possam nos voltarmos ao verdadeiro evangelho de Cristo e sermos testemunhas vivas, conscientes e acima de tudo: não levados pelas emoções ou vaidades, mais prestando um culto racional, renunciando as loucuras desde século, com seus fanatismos, cegueiras e heresias que nada têem a ver com a mensagem de salvação.

Unknown disse...

Possamos**

Unknown disse...

Possamos**

Unknown disse...

Amém!A Palavra de Deus diz:" meu povo perece por falta de conhecimento." A luz está posta para todos que a queiram receber. A Palavra de Deus diz:" peça sabedoria, q a todos será dada deliberadamente. Que todos possam nos voltarmos ao verdadeiro evangelho de Cristo e sermos testemunhas vivas, conscientes e acima de tudo: não levados pelas emoções ou vaidades, mais prestando um culto racional, renunciando as loucuras desde século, com seus fanatismos, cegueiras e heresias que nada têem a ver com a mensagem de salvação.