1509725595914942

12 de fev. de 2015

A Verdadeira Herança

 Por Luciana Barbosa

Aproximando-se os dias da morte de Davi, deu ele ordens a Salomão, seu filho, dizendo: Eu vou pelo caminho de todos os mortais. Coragem, pois, e sê homem! Guarda os preceitos do SENHOR, teu Deus, para andares nos seus caminhos, para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na Lei de Moisés, para que prosperes em tudo quanto fizeres e por onde quer que fores;” (1Rs.2:1-3) 

Introdução

Muitas vezes, os pais se preocupam em deixar herança para seus filhos; contudo existem heranças que acabam sendo até sinais de brigas e de disputas, e assim por diante. Nada contra essa prática, mas o mais importante, para você que é pai, é deixar no coração do seu filho ou da sua filha esta riqueza que se chama os “PRECEITOS DE DEUS”. Infundir no coração do seu filho e no coração da sua filha o que vai lhes dar uma vida longa, abençoada, nesta e na outra vida, que é a fidelidade aos preceitos e à Lei Divina. 

Contexto

Quando observamos a figura do rei Davi como pai, somos levados a enxergar o mesmo Davi como sendo duas pessoas diferentes:

- Davi da porta de sua casa para fora, era:

•Homem temente a Deus, pois, conhecia a Lei perfeitamente
•Homem temível pelos povos
•Não perdia as batalhas
•Sua palavra era ordem e era obedecida

- Já da porta de sua casa para dentro, era:

•Péssimo pai
•Omisso (2 Sm. 13.1-22/ nos é descrito o incesto de Amnon com Tamar, ou seja, o filho de Davi violenta a própria irmã e Davi não toma nenhuma atitude como pai)
•Apresentou covardia em situações que precisavam de atitudes firmes como pai
•Sua palavra não era obedecida
•Covarde (2 Sm.15/ Davi foge com medo do próprio filho Absalão)

Entretanto, vemos em Lucas 11:13 Jesus dizendo: “Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está no céu dará o Espírito Santo a quem o pedir! ."Assim observamos o amadurecimento de Davi, onde através dos erros e o estrago que causara a seus filhos, se redimindo ao instruir seu filho Salomão na Lei do senhor; vejamos essa instrução destacando três verbos principais, tais como:

I- GUARDA os preceitos do Senhor, teu Deus

Preceitos são regras, são normas, ordenanças, mandamento.

II- Para ANDARES nos seus caminhos

Andar é passar de um lugar para outro, proceder, seria também viver eternamente (“O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano. Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e vigorosos,Para anunciar que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha e nele não há injustiça.” Sl.92:12-15)

Mas de que maneira DEUS quer que andemos? Buscando os preceitos de DEUS.

Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele”.Pv.22:6

III- GUARDAR os estatutos 

Estatuto é um regulamento, um decreto que determina a regra do que se deve fazer, e os mandamentos, seus juízos e testemunhos (declaração, depoimento). 

Vigiar, a fim de defender. Vigiar com o fim de proteger; abrigar, tomar cuidado em: Vigiar para evitar uma evasão. Conservar, arrecadar. Ocultar, não revelar.Conservar, não perder. Livrar, defender.

O que observamos é Davi, dando, na verdade, o seu grande testamento ao seu filho Salomão: ‘‘Meu filho faça isso e viverás, este é o caminho da vida, conserva, meu filho, uma boa conduta e seja leal de todo o seu coração, jamais se afastando da Lei do Senhor Nosso Deus!” 

Conclusão

É assim, pai, que você deve educar, instruir e formar seus filhos! Sei que, nos dias de hoje, não é nada fácil criar filhos; Mas o mais importante é você não perder a direção: não se forma filhos na frente de novelas, não se forma filhos na frente de programas que em nada vão ajudar! Tenha tempo para ler e para meditar com os seus a Palavra Divina.

Quem poupa a vara odeia seu filho, aquele que o ama aplica a disciplina.”Pv.13.24.

Nenhum comentário: