1509725595914942

8 de jun. de 2015

Eu não tenho 1 minuto. Eu tenho mais que 1 minuto!

Por Pedro Pamplona e Thiago Oliveira

O cantor Thalles Roberto é uma figura controversa entre os evangélicos. Ele tem uma legião de fãs entre os irracionais que dão a cara do evangelicalismo brasileiro. Irracionais no sentido de não refletirem sobre aquilo que consomem, seja na música, na literatura ou noutro tipo de produção cultural. Esse tipo de evangélico, que engloba a maior fatia, não discerne as coisas tendo a Bíblia por base. Mas, há um grupo menor  que apresenta um senso mais crítico. Estes questionam tudo com base no antigo lema reformado “Somente a Escritura”. Figuras como o Thalles não são celebradas nesse segundo grupo.

A série de vídeos “Você tem 1 minuto?”, amplamente divulgada nas redes sociais, comprova a tese do parágrafo anterior. Trata-se de vídeos curtos feito pelo Thalles, onde o mesmo faz suas reflexões baseadas na Bíblia. Todos os vídeos são muito curtidos, comentados e compartilhados. Sempre há muitos “améns” para o que o Thalles diz. No entanto, existem pessoas que contestam o cantor em alguns momentos. Outros detectam os erros grosseiros que o mesmo comete. Um deles foi citar uma passagem de Davi (Antigo Testamento) e dar os créditos a Paulo (Novo Testamento). Veja aqui a confusão que ele faz ao citar o Salmo 37.

Recentemente, fazendo uma reflexão baseada no capítulo 3 de Eclesiastes, Thalles acaba ensinando que existe tempo até para sonegar imposto (Não acredita? Veja aqui). Obviamente que o Thalles não quis ensinar a sonegação. Ele apenas se enrolou com as palavras. Isso por si só demonstra todo o despreparo dele ao querer instruir a igreja. Diante disso, a melhor coisa a se fazer é parar de assistir tais vídeos.

O pessoal do blog Vida de Graça fez campanha (veja) e nós endossamos: Não tenha 1 minuto para a má teologia, para doutrina superficial. Não perca tempo com abobrinha de quem diz falar com embasamento bíblico, porém destrói o texto da Escritura.

Contudo, sabemos que em nosso dia todos nós temos 24 horas. Ninguém tem 10 segundinhos para mais ou para menos. Então, gaste mais que 1 minuto se deleitando com o Texto Sagrado. Ore, leia, ore outra vez, anote, ore mais, reflita, converse com outros...Enfim, trate de ter a Bíblia na ponta da língua e endosse a fileira dos que professam o lema “Somente a Escritura”.

Acontece que a nossa geração tem aprendido a tratar a Bíblia como um fast-food. É clichê, mas é verdade. A vida corrida, a preguiça e a falta do hábito de leitura tem nos levado a tratar a Palavra de Deus com descaso. Baseamos toda uma fé pessoal em olhadas rápidas em versículos isolados. Queremos tudo pronto, não importa de quem venha. Por isso os vídeos da série “Você tem 1 minuto?” do Thalles Roberto fazem tanto sucesso. Só que não deveriam fazer. Se nossos jovens estudassem a Bíblia com seriedade, muitas coisas ditas por Thalles não seriam nem levadas em consideração.

A bola de neve está justamente nisso: Pessoas despreparadas oferecem péssimos conteúdos rápidos para outras pessoas despreparadas continuarem despreparadas. E assim caminham muitos que tem preguiça de ler, estudar e meditar. Nossa doutrina cristã é rasa. E há quem diga que não precisa de aprofundamento. Que tremenda falácia!

Da forma que as coisas vão, de minuto em minuto vamos enchendo nossas cabeças com besteirol doutrinário. Que isso não continue assim. Que possamos ler e estudar a Bíblia por muito mais minutos - Por horas! Que a meditação seja realidade em nossos estudos devocionais. Que alcancemos as mais profundas verdades da Bíblia e nos deleitemos nelas. Ficar no raso é estar à mercê de todos os ventos de doutrina propagados nessa espécie de vídeos. Deus quer mais de nós. Não se satisfaça com um minuto. Dedique mais tempo para conhecer a Deus e saber sua vontade! 

"Bem-aventurado o homem que... tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita DE DIA E DE NOITE. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará."

Salmos 1:1-3

Nenhum comentário: