“Assim, façam morrer tudo o que
pertence à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão,
desejos maus e a ganância, que é idolatria.”
Colossenses
3.5
“O que é central na mensagem cristã das
boas-novas, o Evangelho para o mundo? Uma coisa somente, a morte redentora do
Senhor Jesus Cristo”.
Francis
Schaeffer
Ao lidarmos com a morte estamos
tratando de algum tipo de separação, algum tipo de distanciamento necessário
por algum motivo - seja ele evidente ou não. A morte física é a separação da
nossa parte imaterial da nossa parte material; a morte espiritual é a separação
de nosso ser interior, nossa alma, de Deus. Esse distanciamento de Deus nos
destituiu da sua glória. Na sua glória existe vida e morte, a majestade e
julgamento, o poder e a graça, santidade e luz. Mas as Escrituras não tratam
apenas dos tipos de morte citadas acima, tratam também da morte do cristão, da
mortificação de nossa natureza caída. E não é só isso, mas, como dizia Francis
Schaeffer, trata da centralidade da morte.
No limiar do pensamento moderno, a
vontade do homem é colocada em evidência e entronizada como senhora da vida e
da morte. As Sagradas Escrituras não ensinam assim. As Escrituras nos mostram
que somente Deus pode vivificar o homem caído, vide o texto de Ezequiel
37.13,14:
E sabereis que eu sou o Senhor, quando
eu abrir os vossos sepulcros, e vos fizer subir das vossas sepulturas, ó povo
meu. E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e
sabereis que eu, o SENHOR, disse isto, e o fiz, diz o SENHOR.
O Texto aqui nos mostra que o Senhor é
o Deus da vida, ele vivifica seu povo. No conhecido livro A morte da morte na morte de Cristo vemos que a morte também tem um
papel central no pensamento do teólogo puritano John Owen, tratando sobre o triunfo de Cristo por sua
morte e ressurreição. A morte que foi
imputada ao homem como juízo de Deus ao pecado na queda. Sobre as consequências
da queda de Adão e os efeitos de sua morte nos diz o Bavinck:
Portanto o pecado que Adão cometeu não
ficou restrito somente à sua pessoa. Ele continuou a operar em e através de
toda a raça humana. Nós não lemos que por um homem entrou o pecado em uma
pessoa, mas no mundo (Rm 5.12), e também a morte sobreveio a todos os homens
por causa do pecado desse homem.[i]
Na queda a morte entrou no mundo de
Deus, esse fato é de suma importância para teologia cristã, visto que não
somente a morte de Adão vai ocupar um lugar importante, mas toda teologia do
Antigo Testamento parte de uma questão ou questões relacionadas à morte e a redenção. Em Adão a morte entrou no mundo,
mas, pela morte a vida e reconciliação com Deus foram concedidas por Cristo, o
segundo Adão, como Romanos 5.8 nos diz:
Mas Deus prova o seu amor para conosco,
em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
Em Romanos 4.25 lemos: O qual por nossos pecados foi entregue,
e ressuscitou para nossa justificação.
Isso não é de somenos importância na
teologia cristã, a morte do primeiro
Adão trouxe juízo e destituiu o homem da glória de Deus, a morte do segundo
Adão (Cristo) trouxe reconciliação ao que estava separado pela morte e o
restaurou a glória de Deus, “Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as
riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós,
esperança da glória” (Colossenses 1.27). Diz Calvino:
[Paulo] denomina Cristo a esperança da
glória, para que soubessem que nada lhes está faltando para a completa
bem-aventurança, quando já possuem a Cristo. Não obstante, esta é uma
maravilhosa obra de Deus, que em vasos de barro e frágeis (2Co 4.7) rende a
esperança da glória celestial.[ii]
Ao compreendermos então a centralidade
da morte expiatória de Cristo e seus gloriosos efeitos redentores sobre os homens,
a bíblia nos continua a mostrar que essa morte tem significado para a vida
cristã, não somente no ato salvador de Cristo, mas em nossa união com ele
também, Cristo morreu pelo seu povo (Mt 1.21) para que seu povo fosse salvo e
santificado, para que os seus continuassem morrendo para o pecado, isso fala de
nossa luta contra nossa natureza carnal, pecadora. Nos diz a Escritura em Colossenses 3.5:
Assim, façam morrer tudo o que pertence
à natureza terrena de vocês: imoralidade sexual, impureza, paixão, desejos maus
e a ganância, que é idolatria.
Diante da importância do tema estamos
perante um espectro maravilhoso da Escritura, o sacrifício de Cristo gera em
nós na regeneração do Espírito Santo uma vida de santidade e santificação, ato posicional e contínuo. Essa mortificação se dá pela gloriosa operação do
Espírito em nós que nos capacita por seu poder a resistirmos e lutarmos contra
o pecado, e agora com os olhos do entendimento abertos para o conhecimento da
glória vivermos como mortos para o pecado. Gosto do que Schaeffer diz sobre
essa questão:
[...] a Bíblia nos dá uma negativa, de
fato, muito definida – uma que não pode se tornar uma abstração, mas que marca
as coisas difíceis da vida normal. Já vimos que a Palavra de Deus é clara ao
dizer que em todas as coisas, inclusive naquelas que são difíceis, devemos
estar contentes e dizer “muito obrigado” a Deus. É uma verdadeira negativa, a negativa de dizer “não” a
qualquer domínio das coisas e do eu.[iii]
A Bíblia nos mostra que a vida cristã
prova essa negativa que Schaeffer nos diz. E essa negativa nos eleva a uma
“positividade”, ou seja, uma vida satisfeita em Deus, uma vida que se contenta
e se deleita na vontade de Deus que é melhor que a nossa (Rm 12.1,2). Essa
negativa só pode ser vivida quando se tem uma correta perspectiva da verdade e
da vida, uma vida não vivida pela morte não pode ser mortificada pela vida.
Essa mortificação só pode acontecer quando conhecemos a Deus, e como diz o
primeiro capítulo das Institutas de Calvino, o homem só conhece a si mesmo se
conhecer a Deus, o conhecimento de Deus é a porta para o entendimento da realidade,
fora desse conhecimento real não é possível um conhecimento do que é, sem essa
morte posicional e contínua não se conhece de fato o real, mas, o que temos é
um efeito noético do pecado dominando a mente do homem. Ainda que pela graça
comum algum bem possa ser desfrutado, mesmo manchado pelo pecado, é impossível
um conhecimento verdadeiro e real sobre o homem interior e sua verdadeira
posição e condição no mundo. Somente pela morte de Cristo e por nossa união com
ele podemos conhecer de fato. Continua Schaeffer:
É uma perspectiva diferente. É uma
perspectiva que é a antítese daquela que o mundo tem, aquela que normalmente
nos rodeia. Quando começamos a contemplar essas palavras nesse cenário – a
perspectiva é totalmente outra – a perspectiva do Reino de Deus em vez da do
mundo caído e de nossa própria natureza caída – é bem diferente. Somos
pressionados por um mundo que não quer dizer não ao eu – não só por uma razão
menor, mas por falta de princípio, porque os homens estão decididos a ser o
centro do universo. Quando nós saímos um pouco dessa perspectiva muito sombria
deles e entramos na perspectiva do Reino de Deus, então essas negativas que são
colocadas sobre nós assumem um aspecto inteiramente diferente.[iv]
Logo, segundo a linguagem de Schaeffer
a perspectiva do reino pode nos dar a dimensão correta da realidade, da
verdade. Ainda sobre Colossenses 3.5, Calvino diz:
Até aqui ele esteve falando do desprezo
do mundo. Agora avança mais e aborda uma filosofia mais elevada, a saber, a mortificação
da carne. Para que isso seja mais bem compreendido, notemos bem que há uma
dupla mortificação. A primeira se relaciona com as coisas que nos cercam. Ele
tratou desta até aqui. A outra é a interior – a do entendimento e da vontade,
bem como de toda nossa natureza corrupta. Ele faz menção de certos vícios a que
chama, não com estrita exatidão, mas, ao mesmo tempo, elegantemente: membros.
Pois ele concebe nossa natureza como sendo, por assim dizer, uma massa formada
de diferentes vícios. Portanto, estes são nossos membros, visto que, de certa
maneira, estão fundidos em nós. Ele os chama também de terrenos, aludindo ao
que dissera: “Não nas coisas que não da terra” [v.2], mas num sentido
diferente. “Tenho-vos admoestado para que as coisas terrenas sejam
desconsideradas; no entanto, deveis tomar como vosso alvo a mortificação desses
vícios que vos detêm na terra.” Entretanto, ele notifica que somos terrenos na
medida em que os vícios de nossa carne são vigorosos em nós, e que se tornam
celestiais pela renovação do Espírito.[v]
Fica claro que é legada a nós uma vida
santa pela renovação do Espírito e isso promove uma transformação espiritual,
social e cultural no homem, a mortificação em nossa vida é fruto da nossa união
com Cristo, é fruto do nosso compromisso com o evangelho, é a vida vivida na
morte.
Não poderia deixar de mencionar o
clássico livro do pastor congregacional John Owen, considerado o príncipe dos
puritanos, A Mortificação do Pecado:
Cada pecado não mortificado produzirá
duas coisas:
a) Enfraquecerá a alma e a privará da
sua força. Quando Davi permitiu que um desejo pecaminoso não mortificado se
alojasse no seu coração ele ficou sem vigor espiritual [...] Qualquer desejo
pecaminoso que não seja mortificado fará murchar o espírito e todo o vigor da alma de desse modo
enfraquecerá para o cumprimento de todos os seus deveres.
b) Assim como o pecado enfraquece, ele
também obscurece a alma e a priva do seu conforto e da sua paz. O pecado é como
uma nuvem espessa que se espalha sobre a face da terra e a separa dos raios do
amor e do favor de Deus. Rouba a pessoa da sua percepção e do gozo dos
privilégios da sua adoção. A mortificação é o único remédio contra esses dois
efeitos malignos do pecado na alma.[vi]
No entanto meu objetivo não é concluir
de forma negativa sobre a negativização do pecado, ou a mortificação. Ainda
tomando as palavras de Owen, vejamos:
A Mortificação também tem um efeito
muito benéfico sobre o crescimento da graça de Deus no coração humano.Se compararmos o coração humano a um
jardim então a mortificação pode ser assemelhada ao trabalho de se remover as
ervas daninhas que impediriam o crescimento das plantas da graça de Deus. Pense
num jardim onde uma planta preciosa tenha sido plantada. Se o jardim for
regularmente cuidado a planta florescerá. Se, porém, ervas daninhas forem
deixadas, a planta será fraca, murcha e sem utilidade. Onde a mortificação não
consegue destruir as ervas daninhas do pecado, as plantas da graça de Deus
estão prestes a morrer (Ap. 3.2). Estão murchando e morrendo. Tal coração é
como o campo do preguiçoso – tomado tanto por ervas daninhas que mal podem ver
o trigo. Quando você olha para esse coração, as graças da fé, do amor e do zelo
lá estão; todavia são tão fracas, tão entrelaçadas de ervas daninhas do pecado,
que não tem utilidade. Que esse coração seja liberto do pecado pela
mortificação; e então, estas plantas da fé, do amor e do zelo começarão a
florescer e estarão em condições de ser utilizadas para todo bom
propósito.[vii]
Nosso jardim irá desfrutar mais vida e beleza,
ao retirarmos as ervas daninhas, isso só será feito pela morte, só será possível
quando nosso desejo e satisfação por Deus for maior que nossa inclinação ao
pecado.
Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.
Gálatas 2.20
Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.
Gálatas 2.20
“Deus é mais glorificado em nós quando
somos mais satisfeitos nele”.
John
Piper
______
[i] - Teologia Sistemática, Herman Bavinck, p.197 – Sinodal. (Arquivo em
PDF)
[ii] - Comentário de Colossenses, João Calvino,
p.526,528 – Ed. FIEL
[iii] - A Verdadeira Espiritualidade,
Francis Schaeffer, p. 36 – Ed. Cultura Cristã
[iv] - Ibd, p. 40
[v] - Comentário de Colossenses, João Calvino p.566 – Ed. FIEL
[vi] - A Mortificação do Pecado, John Owen, p. 108,109 – Ed. PES
[vii] - Ibd, p.110.