1509725595914942

12 de dez. de 2014

A Luta contra o Pecado

Por Thomas Magnum

De fato esse é um tema delicado e íntimo de todos os eleitos de Deus. Sabemos pela experiência e principalmente pelo que a Escritura diz que mesmo redimidos travamos uma luta contra nossa natureza pecaminosa, ainda aguardando a total redenção do nosso corpo passamos por tentações e cometemos pecados. O Apóstolo Paulo chama essa angústia por conta de nossa natureza de gemido, ainda sofremos dessa angústia, mesmo depois de regenerados. Lemos em Gálatas 5.17:

Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.

O texto de Paulo é claro e nos mostra que existe uma luta real entre nossa natureza carnal no que se refere ao pecado e nossa nova natureza. Por isso o cristão anseia por essa total libertação dessa estrutura que é corruptível. Muitas vezes cristãos devotos e piedosos sofrem por pecados cometidos e por pecados que não conseguem abandonar, são pessoas nascidas de novo e que foram regeneradas, mas são humilhadas por pecados fúteis. Paulo nos diz em Romanos 8.22,23:

Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora. E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo.

Atentemos para o que o apóstolo diz, a criação geme por causa do pecado, ela não foi totalmente remida ainda, isso se dará quando a terra for restaurada como nos afirma o apóstolo Pedro em sua segunda epístola. Mas não para por aí, Paulo também diz que nós gememos aguardando a adoção, a redenção total do nosso corpo quando formos transformados como diz em outro lugar:

Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual. O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o SENHOR, é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial. E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. I Co 15.42-50

Enquanto estivermos nesse tabernáculo sofreremos com o pecado. Mas continuaremos caminhando no pensamento do apóstolo Paulo sobre o tema, leremos agora a recomendação do apóstolo para essa constante luta do cristão:

Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria. Cl 3.5

A Palavra de Deus nos diz que temos que fazer morrer nossos desejos pecaminosos, veja que Paulo está falando para santos, para os eleitos de Deus, que ainda possuem em sua natureza a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria. O apóstolo Pedro nos diz também em sua primeira epístola:

Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. I Pe 1.13-16

A recomendação aqui é sobriedade, sermos inconformados com o erro, com o pecado, somos exortados a vivermos em santidade. No entanto, ainda pensando nos capitulo três de colossenses no primeiro versículo lemos que Paulo nos diz que única forma de vivermos em santidade e mortificando nossos desejos pecaminosos é prezando pro nossas afeições espirituais, ele nos diz:

PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra. Cl3.1,2

Veja que o texto nos leva a uma busca pelas coisas celestes, nos diz a elevarmos nossos pensamentos a coisas eternas, somente odiando o pecado e suprimindo-o pelo amor a Deus e por Palavra venceremos o pecado. Lutando contra si mesmo, nosso maior inimigo está dentro de nós. O meditar nas coisas celestiais, o valorizar as coisas do Espírito de Deus, vivendo como ressuscitados. A Palavra de Deus nos exorta a elevarmos nossas afeições ao trino Deus.  Em Gálatas, Paulo ainda nos diz:

Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Gl 5.25

O poder de Deus opera nos seus Eleitos, o Espírito de Deus geme por nós como diz em Romanos 8.26,27:

E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.

O andar no Espírito só é possível quando somos morada dele, quando Ele nos governa, embora tenhamos a natureza pecaminosa ainda em nós, ela é dominada pelo Espírito. Não descartamos com isso nossa responsabilidade sobre nossos pecados, mas, quem gera em nós indiscutivelmente as afeições pelas coisas espirituais é o Espírito Santo.

Nenhum comentário: