1509725595914942

21 de dez. de 2014

A Nova Aliança

Por Thiago Oliveira

Este cálice é a nova aliança em meu sangue, que é derramado por vós.

Lucas 22.20

Cristo é aquele que confirma todas as alianças que vimos até aqui. As promessas feitas a Abraão e até a Adão, de que ele dominaria sobre a Terra são todas cumpridas na pessoa e na obra de Jesus Cristo. O nosso Senhor, na celebração da ceia com seus discípulos refere-se a uma Nova Aliança (Lc 22.20). Todavia, este novo concerto não está desvinculado dos outros pactos que estudamos até aqui. Jeremias, ainda no Antigo Testamento, já havia mencionado a Nova Aliança (Jr 31.31,32). Isto quer dizer que ela apresenta continuidade com o passado, embora represente novidade para o presente.

Para ilustrarmos melhor a ideia de continuidade com novidade, atentemos para as palavras de Jeremias: "Esta é a aliança que farei com a comunidade de Israel depois daqueles dias", declara o Senhor: Porei a minha lei no íntimo deles e a escreverei nos seus corações. Serei o Deus deles, e eles serão o meu povo.” Jeremias 31:33

Aqui está algo crucial: A lei que será gravada no coração dos eleitos é a mesma lei que Deus havia escrito em tábuas de pedra e dado para os israelitas no Sinai. Mas, temos novidades e isto contrasta com a Antiga Aliança. Não podemos também achar que a Nova Aliança foi apenas um melhoramento da antiga. A nova, embora traga consigo elementos da primeira, é uma outra aliança, consumada em Cristo e vivenciada de uma forma diferente pelos cristãos, que não são israelitas aperfeiçoados, e sim, pessoas de todas as nacionalidades.

PERDÃO DOS PECADOS

O centro da nova Aliança é o perdão dos pecados. O que lemos na profecia são as seguintes palavras: “dos seus pecados jamais me lembrarei” (Jr. 31.34). Sabemos que o sacrifício no calvário cumpriu bem este papel. Os Israelitas, quando tinham o tabernáculo, e posteriormente o templo, tinham no sacrifício de animais o mais importante ofício religioso. Os sacrifícios oferecidos eram no intuito de aplacarem a Ira Divina e receberem o perdão por seus pecados. Quando faziam isso em busca de perdão, de certa forma, estavam lembrando dos seus pecados. Então, na nova aliança, Cristo é o sacrifício final para que ninguém precise mais sacrificar nada. Este é um convite para nos libertarmos da lembrança do pecado. Esta é uma tremenda benção da Nova Aliança.

Um dos termos usados para descrever o que Cristo fez por nós é redenção, o significado desta palavra é jurídico. Ela indica libertação por meio de pagamento. Nós fomos comprados por alto preço (1 Co 6.20). O sangue de Cristo foi o pagamento que nos resgatou (1 Pe 1.18.19). Com sua morte Ele cancelou a nossa dívida (Cl 2.14) de modo que somos livres e nenhuma condenação há para os que estão n’Ele (Rm 8.1).  

OUTROS POVOS

Outro aspecto diferente da Nova Aliança é que o Israel étnico não mais será o fio condutor, por assim dizer, da revelação divina. Aqueles que antes não eram povo, serão chamados de povo, e amados como povo (Rm 9.25). Isto se dá porque parte dos israelitas quebram a aliança (Jr 31.32). Mas há um remanescente de Israel que será salvo (Rm 9.27 e 11.5). O sangue de Cristo comprou homens de todas as nacionalidades (Ap 5.9).

Na Nova Aliança, israelitas e gentios formam um só corpo. Tem os mesmos direitos e os mesmos deveres como filhos de Deus. O rebanho é único, e Deus não trata de maneira diferente, ou melhor, separada, a Igreja formada por judeus e a Igreja formada por outros povos. As palavras do apóstolo Paulo não nos deixam sombra de dúvida quanto a isso: “Não há judeu nem grego, escravo ou livre, homem ou mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então, sois descendência de Abraão e plenos herdeiros de acordo com a Promessa”. (Gl 3.28,29, grifo meu).

PARAÍSO RESTAURADO

Por fim, uma outra questão importante para ser vista aqui é a relação da promessa da Terra feita à Abraão, e a Igreja. Não podemos encarar tais promessas como algo referente a Palestina ou um outro pedaço de chão qualquer. João tem uma visão da Nova Jerusalém e ela mede 12 mil estádios (2400 km) de largura, altura e comprimento (Ap 21.16). A Palestina, mede apenas 64 km de largura. Isto demonstra que a antiga Jerusalém é tipológica. Ela foi prometida aos descendentes de Abraão como se fosse uma fotografia do paraíso.

Quando Deus colocou Adão no Éden, deu ordens para que ele dominasse sobre todas as coisas (Gn 1.28). Quando Adão quebrou o pacto de obras e o pecado entrou no mundo, a criação também sofreu e algumas coisas ficaram desajustadas com o propósito principal. Por isso é dito que a natureza geme como se estivesse sentido dores de parto, na expectativa da sua libertação (Rm 8.21,22). Com o preço que Cristo pagou pelo nosso resgate, Ele também restabeleceu a ordem natural das coisas. O mundo não mais será um ambiente de hostilidade para os remidos.

Isaías vai descrever a atmosfera do paraíso restaurado, com uma imagem surpreendente e comovente: “O lobo viverá com o cordeiro, o leopardo se deitará com o bode, o bezerro, o leão e o novilho gordo pastarão juntos; e uma criança os guiará. A vaca se alimentará com o urso, seus filhotes se deitarão juntos, e o leão comerá palha como o boi. A criancinha brincará perto do esconderijo da cobra, a criança colocará a mão no ninho da víbora. Ninguém fará nenhum mal, nem destruirá coisa alguma em todo o meu santo monte, pois a terra se encherá do conhecimento do Senhor como as águas cobrem o mar”. (Is 11:6-9)

Tudo isso é possível apenas por meio de Cristo, que reconciliou consigo todas as coisas (Cl 1.20). Esta Nova Aliança é definitiva. As outras eram estágios para que a Aliança da Graça acontecesse e pela cruz desfrutássemos das infinitas bênçãos de um Deus que é fiel à Sua Palavra. Somos um povo, herdeiros das promessas de Abraão. Somos governados pela Lei do Senhor e pelo Rei que é da raiz de Davi e que reinará para todo o sempre. Louvemos a Deus por vivermos debaixo do sangue da Nova Aliança.

APLICAÇÕES

- Celebremos a salvação: Por meio da graça fomos salvos (Ef 2.8). Somos mais que vencedores em Cristo (Rm 8.37). O mérito não é nosso, é todo d’Ele. Isto nos faz lembrar que se não fosse o SENHOR estaríamos perdidos. Então não vamos nos vangloriar por termos sidos lavados e remidos. Façamos como disse o apóstolo Paulo: que eu jamais venha me orgulhar de nada, a não ser da cruz de Cristo (Gl 6.14). A Ele a glória! 

- Amemos todos os povos: Por estarmos debaixo da Nova Aliança, precisamos entender que nenhuma nacionalidade, etnia ou cultura deve ser inferiorizada. Racismo, xenofobia ou qualquer tipo de preconceito é algo inadmissível para os que foram salvos sem mérito algum. Que possamos nos amar como um só corpo e orar por aqueles povos que ainda não foram alcançados pelo Evangelho. Amar e orar devem nos impulsionar a evangelização mundial, sem limitações étnicas.

- Cumpramos nosso mandato: O mundo nos foi dado para zelarmos por ele. A ordem dada a Adão serve para nós. Deus é glorificado quando cuidamos daquilo que Ele colocou sob a nossa responsabilidade. Então que cuidemos da Terra com o objetivo de glorificarmos aquele que é o Criador e Senhor sobre todas as coisas. Assim estaremos agindo em conformidade com o padrão dos santos que estão inseridos nesta Nova Aliança.

Nenhum comentário: