“Basta
ter cuidado. Você não quer que as mulheres se tornem líderes espirituais em casa
ou, pior ainda, querendo se tornar pastoras”.
Esta
foi a resposta de um pastor amigo meu quando ouviu falar de um blog de teologia
para mulheres que eu tinha recentemente lançado com algumas amigas. Meu coração
afundou.
Meu
amor por teologia começou apenas há cinco anos. Me tornei cristã no primeiro
ano de faculdade. Como uma leitora voraz, devorava os livros entregues para
mim. Com um conhecimento limitado da Escritura, olhei para esses livros como um
guia enquanto eu navegava pelas profundezas da Palavra deprecisam denfelizmente,
nem todos os livros foram úteis. Ao longo dos dois primeiros anos da minha
caminhada cristã, fui lançada ao redor por todo vento de doutrina que veio em
meu caminho.
Eu lembro quando fui apresentada pela primeira vez a um discurso bíblico. Meu marido, que era só meu amigo na época, me apresentou a autores como Kevin DeYoung, John Piper e Tim Keller. Lembro-me de ser levada às lágrimas enquanto lia o Desiring God (Desejando Deus) e me perguntava: Por que eu nunca ouvi o evangelho sendo explicado dessa forma antes?
Eu lembro quando fui apresentada pela primeira vez a um discurso bíblico. Meu marido, que era só meu amigo na época, me apresentou a autores como Kevin DeYoung, John Piper e Tim Keller. Lembro-me de ser levada às lágrimas enquanto lia o Desiring God (Desejando Deus) e me perguntava: Por que eu nunca ouvi o evangelho sendo explicado dessa forma antes?
A
correta compreensão da Palavra de Deus me ajudou a tornar-me uma amiga melhor,
uma filha melhor, uma melhor funcionária, uma vizinha melhor, e assim por
diante. Ainda mais, esses livros me encorajaram a amar a Palavra, a devorar a
Palavra e a cantar a Palavra. Nunca na minha vida tinha sido tão sobrecarregada
com alegria.
Então,
naturalmente, eu fiquei arrasada por aquele comentário do meu amigo. Por que
ele deseja intimidar as mulheres de buscar uma melhor compreensão das
Escrituras? Não acreditamos que “toda a Escritura é inspirada por Deus e útil
para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça”
(2 Tim. 3:16)? E quem somos nós para desacreditar numa passagem como a de Tito
2 que chama as mulheres mais velhas para ensinar as mais jovens para que a
Palavra de Deus não seja insultada? Uma mulher mais velha pode efetivamente
discipular outra se ela não conhece a própria Palavra?
Me
perguntava se era só meu amigo que tinha essa perspectiva, então eu fiz uma
pequena “escavação”. Fiz várias entrevistas com autoras cristãs perguntando se
tinham ouvido algo assim antes. Infelizmente, foi unânime. Todas elas
compartilharam uma experiência semelhante.
De
onde esse pensamento vem? A teologia realmente é apenas para os homens?
Eu amo
complementarismo
Antes
de continuar, deveria ser clara: eu sou uma complementarista. Na verdade, não
só acho que a teologia complementarista é útil, mas também acho que é
necessária. Entre outras coisas, ela responde a uma questão de idolatria enorme
em nossa cultura. Dizem-nos que a verdadeira felicidade é encontrada na
auto-definição, o que levou a uma incerteza generalizada sobre a intenção de
Deus com o gênero. Talvez mais do que nunca, a Igreja deve falar e preservar
uma visão biblicamente robusta do gênero. Então, eu não acho que as mulheres
devem ser pastoras ou líderes espirituais dentro de casa, e eu ficaria arrasada
se alguém usasse este artigo para discutir esses pontos.
Mas
nós precisamos também ter cuidado a respeito da aplicação. “Como acontece com
qualquer movimento que ganha uma audiência e influência”. Elyse Fitzpatrick
observa em seu recente livro Good News for Weary Women (Boas Notícias Para
Mulheres Cansadas). O movimento sobre os papéis de gênero também produziu
desentendimentos infelizes e excessos.
Tomando uma posição
para longe
Meu
amigo não é um radical. Ele atua em uma igreja que afirma ser centrada em
Cristo, a Igreja Bible-driven. Ele exibe um amor evidente para com a Palavra de
Deus e um desejo de ser bíblico em tudo o que ele faz. Então, onde é que esse
medo de mulheres teologicamente informadas vem?
Eu
acho que, na verdade, nasceu de um desejo bom, um bom desejo errado. Na década
de 1970 tornou-se evidente que a distorção de gênero tinha se infiltrado na
igreja. Já não era a maioria dos evangélicos que olhava para a Palavra de Deus
em primeiro lugar para descobrir o plano de masculinidade e feminilidade
bíblica. Em vez disso, eles estavam consultando suas próprias consciências e a
cultura exterior. Em resposta, muitos crentes tomaram uma posição forte, a fim
de manter uma visão biblicamente informada do gênero. Isso foi algo muito bom.
Tornaram-se
inúteis, no entanto, quando alguns começaram a tomar esta coisa boa ao extremo.
O que começou como uma boa vontade de ver mulheres defenderem seus papéis dados
por Deus, se transformou em um desejo doentio entre alguns para jogar border
patrol, garantindo que as mulheres fiquem dentro dos estreitos limites de
aceitabilidade. Enquanto fronteiras podem ser úteis, também podem ser fáceis de
desenhar linhas duras onde não deveriam estar. Isso é exatamente o que os
fariseus fizeram quando colocavam encargos adicionais sobre os crentes, a fim
de cumprirem a lei.
Três razões porque as mulheres precisam de Teologia
Com
relação à mulher e a teologia, a Palavra de Deus é bastante simples. Não foram
apenas os homens que receberam o primeiro mandamento de amar ao Senhor de todo
o coração, alma e mente. Deus não fez uma chamada específica de gênero. Todos
os seus seguidores devem amá-lo desta forma. As mulheres precisam de uma boa
teologia, tanto quanto os homens. E aqui estão três razões principais para
isso:
1.
Jesus deseja isso para nós.
Se
alguma vez houve um tempo em que poderíamos ter concluído que as mulheres
deveriam ser essencialmente preocupadas com assuntos da casa, era na época de
Cristo. Mas Ele muda essa noção em nossa cabeça quando diz a Marta que a
postura de Maria, de ficar assentada aos pés dEle, escutando Sua palavra, foi a
melhor escolha (Lucas 10:42). Jesus estava mais preocupado com as mulheres
conhecê-lo do que com elas fazendo qualquer outra coisa.
Vemos
esse desejo em suas interações com outras mulheres também. Ele ministrou ao
lado de mulheres (Lucas 8: 1-3), ele foi ministrado para as mulheres (Lucas 7:
36-50), foi tomada parte de seu tempo para discutir verdades teológicas
profundas com as mulheres (João 4).
Jesus
não é contra as mulheres que vivem os seus papéis bíblicos. Ele criou essas
funções depois de tudo. Mas Ele mostra uma coisa bem clara: a adoração deve
vir antes da ação.
2.
É para nossa alegria.
Pensamento
e aprendizagem são componentes necessários no caminho para o culto. Não podemos
saborear o que nós não sabemos. Nós nunca diríamos que amamos chocolate se não
tivéssemos provado. A Bíblia nos convida a provar e ver que o Senhor é bom (Sl.
34: 8). Se não estudá-Lo, não vamos desejá-Lo, não vamos ser como Ele, e não
vamos desfrutar dEle.
3.
É para a glória de Deus.
Desde
o início da história bíblica até o capítulo final, Deus torna inequivocamente
claro que ele é apaixonado por sua glória. É para isso que fomos criados. Como
John Piper observa em seu livro Pense, “A forma de glorificá-lo é por
conhecê-lo verdadeiramente, valorizando-o acima de todas as coisas, e por viver
de uma forma que mostra que Ele é o nosso tesouro supremo.” Deus nos deu mentes
para esse propósito, e ele nos deu sua Palavra como o veículo através do qual
podemos conhecê-Lo. E, quanto mais o conhecemos, mais queremos viver para Sua
glória acima da nossa própria.
Privilegiada para
batalhar
Meu
amigo teme que as mulheres desejem tornar-se algo diferente do que Deus
pretende que sejam. Isto está equivocado. Tornamo-nos tudo o que vemos. “Todos
nós, com rosto descoberto, refletindo a glória do Senhor”, o apóstolo Paulo
escreveu: “somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo
Espírito do Senhor” (2 Cor. 3:18). Em outras palavras, nós crescemos em
semelhança a Cristo por estar olhando para a sua glória.
Portanto,
a única maneira de evitar uma distorção da feminilidade é, incentivando as
mulheres a contemplar o seu Deus vendo que Ele é bom e buscando a sua Palavra
para aprender a razão da razão da razão para dar-lhe louvor. Devemos tremer
com o pensamento de incentivar as mulheres a fazer qualquer outra coisa além
disso.
Vivemos
numa sociedade obcecada pela discussão de gênero, o que significa que temos o
privilégio de batalhar com a atenção do mundo para uma visão bíblica robusta da
feminilidade. Minha esperança e oração é que nós não nos contentemos com as
respostas contemporâneas superficiais a questões difíceis, mas sim lutemos duro
para fornecer uma visão biblicamente correta, uma visão de gênero exultante em
Deus para sua glória e nosso bem.
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Fonte: Vida de Graça
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Fonte: Vida de Graça