1509725595914942

14 de set. de 2014

Quem foi João Calvino? (3/3)


Por Sam Storms

Calvino sofria de problemas de saúde suficientes para encher as páginas de uma revista médica. Ele sofria de dores fortes de estômago, gripe intestinal e enxaquecas recorrentes. Ele foi alvo de um ataque persistente de febres que costumavam deixá-lo acamado por semanas. Ele teve problemas na traqueia, além de pleurisia, gota e cólicas. Ele sofria de hemorroidas, agravadas frequentemente por um abcesso interno que não cicatrizava. Ele sofria de uma forte artrite e dor aguda nos joelhos, panturrilhas e pés. Outras doenças incluíam nefrite (inflamação aguda crônica dos rins causada por infecção), cálculos biliares e cálculos renais. Certa vez, ele eliminou um cálculo renal tão grande que rasgou o canal urinário, levando-o a sofrer hemorragia.

Devido à sua agenda rigorosa de pregações (ele pregava duas vezes no domingo e todos os dias da semana a cada duas semanas), ele frequentemente forçava tanto a voz que tinha ataques violentos de tosse. Em certa ocasião, ele rompeu um vaso sanguíneo dos pulmões e teve hemorragia. ao chegar aos 51 anos de idade, descobriu-se que Calvino estava sofrendo de tuberculose pulmonar, que finalmente se mostrou fatal. Grande parte do seu estudo e escrita foi feito enquanto acamado. Nos seus últimos anos de vida, ele tinha de ser carregado para ir ao trabalho.

Amigos e médicos de Calvino insistiram em que ele diminuísse o ritmo do ministério. "O quê! Vocês querem que o Senhor me encontre ocioso quando ele chegar?" Ele pregou seu último sermão em 6 de fevereiro de 1564. Ele teve de ser carregado até o púlpito.

O brasão de Calvino, uma mão segurando um coração, é testemunho de seu espírito compassivo e abnegado. O brasão é cercado por seu lema: Cor meum tibi offero Domine prompte et sincere. Em tradução livre, significa: "Meu coração ofereço a ti, Senhor, de modo pronto e sincero".
____________
Extraído do livro Escolhidos: Uma Exposição da Doutrina da Eleição.
Compre aqui o seu, recomendamos.