1509725595914942

20 de set de 2014

Sete coisas que Deus não pode fazer


Por Don Fortner

A despeito de crermos e pregarmos fortemente a soberania total de Deus, nós não pressionamos, e não devemos pressionar, a questão da soberania de Deus além dos limites da Sagrada Escritura, à exclusão de ou em contradição do que Deus tem revelado em Sua Palavra. Aqui estão sete coisas que o santo e soberano Senhor Deus não pode fazer.

1. Deus não pode mudar ou ser mudado (Malaquias 3:6; Tiago 1:17). Seu Ser é imutável. Seus propósitos são inalteráveis. Os objetos de Seu amor e a medida do Seu amor por eles são sempre os mesmos.

Malaquias 3:6: “Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos”.

Tiago 1:17: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação”.

2. Deus não pode mentir (Tito 1:2. Isto não coloca nenhuma limitação no Todo-poderoso. É simplesmente a necessidade do Seu caráter. Se Deus tive dito algo, prometido algo, ou ameaçado algo, você pode confiar nisso. Deus não pode mentir. E Paulo nos diz claramente que Deus prometeu vida eterna para algumas pessoas antes do mundo ser criado.

Tito 1:2: “Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos”.

3. Deus não salva um pecador sem um sacrifício agradável (Hebreus 9:22). Ele não pode perdoar pecado sem uma expiação com sangue. E a expiação não pode ser feita sem um sacrifício agradável. O único sacrifício agradável é aquele realizado por um inocente, um homem de nossa natureza, e um homem de mérito infinito, que é o próprio Deus (João 1:14).
Hebreus 9:22: “E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão”.

João 1:14: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”.

4. Deus não pode levar para o céu alguém que não seja perfeitamente justo à Sua vista (Mateus 5:20; Hebreus 12.14). Ele é tão puro de olhos que não pode contemplar a iniqüidade. “A pessoa deve ser perfeita para ser aceita”. “O Deu santo requer perfeita santidade. Cristo é nossa justiça, santidade e santificação” (Romanos 5:19). Nós somos completos nEle (Colossenses 1:12; 2:10).

Mateus 5:20: “Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no Reino dos céus”.

Hebreus 12.14: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”.
Romanos 5:19: “Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos”.

Colossenses 1:12: “Dando graças ao Pai, que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz”.

Colossenses 2:10: “E estais perfeitos nele, que é a cabeça de todo principado e potestade”.

5. Deus não pode mandar para o inferno alguém por quem Cristo sofreu e morreu no Calvário (Isaías 53:11; Romanos 8:33-34). “Deus não pode demandar um duplo pagamento, primeiro da mão sangrenta do meu Fiador, e depois novamente da minha!”. Sua sabedoria, amor, bondade e justiça não permitiriam isso!

Isaías 53:11: “O trabalho da sua alma ele verá e ficará satisfeito; com o seu conhecimento, o meu servo, o justo, justificará a muitos, porque as iniqüidades deles levará sobre si”.
Romanos 8:33-34: “Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica”.

6. Deus não pode salvar um pastor aparte da pregação do evangelho. Ele não pode porque Ele não quer (1 Coríntios 1:21-24; Tiago 1:18; 2 Pedro 1:23-25). Eu ouço os homens dizerem: “Deus pode salvar homens com o uso de meios, e sem o uso de meios, ou a despeito dos meios usados. Ele é soberano. Ele pode fazer o que quiser”. Deus é soberano. Ele pode fazer tudo o que Ele desejar fazer. Mas Deus não pode mentir. Ele não pode fazer o que é contrário à Sua Palavra. Ele não pode fazer o que Ele disse que não faria. Nem Ele pode falhar em fazer o que Ele disse que faria. E Deus disse que o evangelho de Cristo é o Seu meio ordenado de comunicar a graça salvadora a pecadores mortos. Deus não salvará ninguém aparte da pregação do evangelho (Romanos 1:15-17; 10:17). Nem Ele salvará alguém pela pregação de um falso evangelho (Gálatas 1:6-8).

1 Coríntios 1:21-24: “Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria; mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos. Mas, para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus”.

Tiago 1:18: “Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas”.

1 Pedro 1:23-25: “Pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente. Pois toda carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor; a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada”.

Romanos 1:15-17: “E assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma. Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé”.

Romanos 10:17: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”.

Gálatas 1:6-8: “Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho”.

7. Deus não pode falhar em salvar qualquer pecador que confiem no Senhor Jesus Cristo, seu Filho amado (João 3:16,36). Deus, que nã pode mentir, prometeu vida eterna a todo aquele que crê. Fé em Cristo é o fruto da eleição, redenção e regeneração. E fé em Cristo é a evidência da eleição, redenção e regeneração. Você crerá agora? Você confiara no Filho de Deus?

João 3:16: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

João 3:36: “Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece”.

_____________

Fonte: Monergismo