Por Morgana Mendonça dos Santos
Estamos às portas para mais um dia em memória à Reforma Protestante. No
dia 31 de outubro de 1517, o monge agostiniano Martinho Lutero, pregou na porta
do Castelo de Wittenberg suas 95 teses, contra aquilo que a Igreja Católica
Romana estava pregando e se desviando. O papa Leão X querendo reconstruir a
basílica de São Pedro, cria as indulgências como um meio para arrecadar fundos
financeiros de forma ilegítima e impiedosa.
Lutero ao deparar-se com esse desvio, conclama o "Somente as
Escrituras", desejando não dividir a igreja nem desvia-la da verdade, pelo
contrário, ele queria levar a igreja de volta ao antigo evangelho, ao
verdadeiro evangelho, as Escrituras Sagradas, a doutrina dos apóstolos.
O pensamento reformado do "Sola Scriptura" levou os cristãos
de volta a natureza das Escrituras, confessando sua inspiração, inerrancia,
infabilidade, suficiência e autoridade. O desvio ou afastamento dessa verdade
resulta em grande perigo que atenta fortemente contra o crescimento saudável da
igreja. Ao olhar para o capítulo oito do livro de Neemias, percebemos essa
supremacia, primazia e os efeitos que causam a exposição fiel das Escrituras
Sagradas. Hernandes Dias Lopes[1], afirma, que esse capítulo é o texto áureo
sobre a pregação expositiva no Antigo Testamento. Convido você a fazer a
leitura do capítulo oito de Neemias antes de continuar a leitura desse texto.
Quando nos aprofundamos ao estudo do livro de Neemias, percebemos que
muito mais importante do que uma reconstrução dos muros de Jerusalém
(construído em 52 dias - Ne 6.15), isto é, uma restauração social, política,
foi a restauração espiritual. A maior reforma que Neemias implementou foi a
restauração da autoridade da Palavra de Deus sobre o povo. Freston [2], diz que
o grande impacto causado pela leitura da Bíblia por Esdras é comparável ao
impacto da Bíblia na época da Reforma. A pregação fiel das Escrituras Sagradas
é o meio pelo qual a igreja cresce em qualidade provocando quantidade. A
pregação causa uma reação, um efeito, uma mudança e isso podemos chamar de avivamento.
Observando e meditando no capítulo oito de Neemias, percebemos o efeito
que a pregação da Palavra de Deus causou naquele povo. Essa exposição bíblica
atinge o intelecto (8.8), as emoções (8.9-12) e a vontade (8.11-12). As reações
foram notadas pelo autor do livro, ele descreve o choro (8.9), quebrantamento
do povo e a alegria (8.10) por conta da restauração. Encontramos nesse contexto
após a restauração dos muros, um grande avivamento provocado pela proximidade e
sede que o povo sentiu pela Palavra de Deus, o sacerdote e escriba Esdras (8.9)
pôde ler as Escrituras (8.2-3,5), explicar as Escrituras (8.7-8) e aplicar as
Escrituras (8.9-12), formando assim o tripé do sermão expositivo, ou seja, os
três pontos principais de uma pregação expositiva. Calvino dizia que a pregação
é a explicação do texto.
Todavia, o que acontece com uma igreja que se desvia ou afasta-se das
Escrituras Sagradas? Ou, que perigo milita fortemente contra o crescimento
saudável da igreja?
Poderíamos citar vários, no entanto, pontuaremos quatro perigos contra
esse crescimento saudável. Ao observar a questão da estagnação em que a igreja
vive, uma mornidão, um cheiro de morte, notamos claramente a presença do que
chamamos liberalismo teológico. Uma bactéria instalada nas cátedras que desce
pelos púlpitos e mata as igrejas, esvaziando as Escrituras, descredibilizando
sua veracidade, negando sua inerrancia. Fruto do Iluminismo e Racionalismo, um
veneno mortífero, que arrazoou com as igrejas na Europa, resultando em um
período pós cristão. Um pensamento que desacredita e rejeita a autoridade da
Escritura e sua inspiração, desprezando sua suficiência e reduzindo-a a
questões científicas. Rejeitando seu aspecto sobrenatural, desvalorizando a
pregação do evangelho e implantação de igrejas, contaminando púlpitos e matando
o rebanho.
Um outro ponto seria o que chamamos de sincretismo religioso, uma
tentativa de negar a suficiência das Escrituras, reduzindo a experiências ou
rituais. Fazendo uso de um misticismo cultural disfarçado de rituais de fé. Um
plano tendencioso para desviar a igreja da ortodoxia e submete-la a
experiências. Hoje, temos todos os tipos de misticismos dentro das igrejas,
como forma de culto, são campanhas, copos de água que receberam uma oração
especial, rosas ungidas, manto sagrado e por aí vai... Simplesmente levando a
igreja a provocar náuseas no Senhor.
Ortodoxia morta, seria nosso próximo ponto perigoso, que tem levado as
igrejas a um estado de ruína, diferente do que viveu o povo de Deus no capítulo
oito do livro de Neemias. Aqui, temos um grande alerta, em caso grave! As
Escrituras perdem sua autoridade no que chamamos de ortodoxia morta, sua
infabilidade ainda acreditada porém sem a práxis. Uma vida que prega o que não
vive, uma ortodoxia sem piedade. Uma teoria que impede a conduta de uma fé
bíblica, uma verdadeira vida farisaíca, sepulcro calhado.
A situação que impede a igreja viver aquilo que viveu nos tempos
bíblicos o povo de Deus, com a volta as Escrituras, com a aplicabilidade da
palavra de Deus pode ser o que chamamos de superficialidade no púlpito. Nos
dias atuais, conseguimos com facilidade em rádios, redes sociais e programas de
televisivos encontrar analfabetismo bíblico. A preguiça, negligência nos
sermões, desvalorização das Escrituras resulta em fome, desnutrição, sede,
fraqueza do rebanho. Um povo que não tem sede e fome pela a palavra da verdade
(Jo 17.17), morre com uma barriga cheia de vento. Pregadores precisam estar
comprometidos com as Escrituras, esse era o exemplo de Esdras (Esdras 7.10).
Homens que conheçam e que sua vida demonstre essa realidade. A supremacia da
Palavra de Deus deve levar pregadores, cristãos a fonte insaciável que é a
Palavra de Deus.
Portanto, caso exista esses tipos de perigo, sombras tenebrosas ou
características em sua vida, arrependa-se! Somente com a exposição fiel das
Escrituras e oração uma reforma poderá acontecer, o verdadeiro avivamento que
precede de arrependimento e confissão de pecados. Assim, teremos um crescimento
saudável nas nossas igrejas. Caro leitor, não há reavivamento sem a restauração
da autoridade da Palavra, não há alegria se não houver obediência, a alegria do
Senhor virá quando o povo obedecer à Sua Palavra. Somente as Escrituras, pois
ela é inspirada, inerrante, infalível e suficiente. Toda a Escritura! Você tem
dedicado a sua vida para conhecer, viver e ensinar a Palavra de Deus?
"E Neemias, que era o governador, e Esdras, sacerdote e escriba, e
os levitas que ensinavam o povo, disseram a todo o povo: Este dia é consagrado
ao Senhor vosso Deus; não pranteeis nem choreis. Pois todo o povo chorava,
ouvindo as palavras da lei. Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as
doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este
dia é consagrado ao nosso Senhor. Portanto não vos entristeçais, pois a alegria
do Senhor é a vossa força." Neemias 8.9-10.
A Deus toda Glória, Rm 11.36.
NOTAS:
[1]LOPES, Hernandes Dias. Neemias. São Paulo, SP: Hagnos, 2006. p. 137.
[2]FRESTON, Paul. Neemias: Um profissional a serviço do Reino, p.66.