1509725595914942

12 de set. de 2014

Quem foi João Calvino? (1/3)


Por Sam Storms

João Calvino nasceu em 10 de Julho de 1509, em Noyon, no nordeste da França. Aos 14 anos de idade foi estudar na Universidade de Paris, onde foi exposto aos textos de John Wicliff, John Huss e Martinho Lutero. Ele recebeu o grau de mestrado em 1528 e, em seguida, estudou Direito na Universidade de Orleans por pressão de seu pai e em virtude de um descontentamento crescente em relação à Igreja Católica Romana. Em 1532, aos 22 anos de idade, recebeu o grau de doutorado em Direito Civil. Mais tarde, cursou estudos clássicos em Paris e recebeu também uma formação sólida em teologia, línguas antigas e retórica. 

Alguns situam a sua conversão mais tardiamente, em 1534, enquanto outros a citam em 1527 e 1528. A conversão de Calvino foi muito menos dramática que a de Lutero, mas não menos revolucionária. Ele descreve sua passagem dos Ensinamentos de Roma ao Cristianismo bíblico como uma mudança das superstições papais para a fé evangélica, de cerimônias mecânicas para a confiança e a fé, e do tradicionalismo escolástico para a simplicidade bíblica. 

Calvino não desejou, a princípio, uma ruptura com Roma, mas previu uma purificação da Igreja de dentro para fora. Isso não viria a se confirmar. Nicolas Cop, amigo de Calvino, foi eleito reitor da Universidade em 10 de Outubro de 1533 e ministrou sua aula inaugural no dia de Todos os Santos, 1 de Novembro, diante de uma grande plateia. O discurso, escrito principalmente por Calvino, foi um apelo à reforma e um ataque à teologia católica e os teólogos católicos. Calvino insistiu em afirmar que eles nada ensinavam acerca da fé, do amor de Deus, da remissão dos pecados, da graça ou da justificação. Ele rogou a plateia que não mais tolerasse tais heresias e abusos.

A reação foi violenta. Cop fugiu para a Basileia. Relatou-se que Calvino desceu por uma janela usando lençóis e escapou de Paris disfarçado de vinhateiro com uma enxada sobre o ombro. Seus aposentos foram saqueados e seus escritos apreendidos. Influenciado por amigos e colegas a romper com Roma, ele finalmente o fez em 1534.
______________________________________

Extraído do livro Escolhidos: Uma Exposição da Doutrina da Eleição.
Compre aqui o seu, recomendamos.