Por Thiago Oliveira
Os
5 pontos do Calvinismo, também conhecidos por TULIP, acróstico referente as
iniciais de cada ponto na língua inglesa são: Depravação Total do Homem;
Eleição Incondicional; Expiação Limitada, Vocação Eficaz e Perseverança dos
Santos. Eles são um resumo da teologia extraída dos Cânones de Dort, isso no
auge das disputas entre calvinistas e arminianos no séc XVII acerca das
doutrinas da salvação. Dentre os 5 pontos, o terceiro talvez seja o mais
combatido e o mais controverso dentro do segmento protestante/evangélico, por
dizer que Jesus na cruz não morreu por todos os homens, e sim, morreu para
remir os que Ele incondicionalmente elegeu.
“Porque
há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O
qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de
testemunho a seu tempo”. 1
Timóteo 2: 5-6.
Alguns
teólogos arminianos, como o Roger E. Olson, tem citado essa passagem com o
intuito de refutar a bíblica doutrina da expiação limitada (indico a leitura de
“Por Quem Cristo Morreu?” do puritano John Owen, disponível na internet em
PDF). Outro expoente seguidor de Armínio, Vernon Grounds, disse que é
necessário uma “ingenuidade exegética, beirando o sofisma” para que se negue a
universalidade presente nesse texto de Paulo à Timóteo. No entanto, veremos que
um exame diligente (e não ingênuo) das Escrituras não nos deixam nenhuma dúvida
de que o apóstolo Paulo nem aqui e nem em nenhum outro lugar na Bíblia está
defendendo a expiação universal.
Observando
o princípio hermenêutico de que as Escrituras se interpretam entre si, vamos
analisar não apenas 1 Timóteo 2, mas também outros escritos paulinos. Basta
compreendermos que o termo “todos”
aqui empregado não se reporta a indivíduos, e que esta palavra está dentro do
contexto de que o presbítero de Éfeso deveria, no culto público, interceder em
favor de todas as classes de homens, incluindo os reis e os que estão em
eminência (v.2). Calvino, em seu comentário, nos lembra de que os magistrados
nessa época eram os mais severos inimigos de Cristo. Mesmo assim a ordem
apostólica é de que devemos orar também por estes perseguidores da igreja.
Quando Paulo diz que o desejo de Deus é “que todos os homens se salvem” fica
evidente que ele se refere a classe e não a totalidade de indivíduos na Terra.
Ao
afirmar que Deus deseja que homens de cada posição social, nacionalidade ou
gênero sejam salvos está corroborando com a ideia de que há um só Deus e um só
mediador entre Deus e os homens´, a saber: Jesus Cristo (v.5). A ideia de Jesus
como mediador de uma nova aliança quebra as barreiras nacionalistas do judeu e
também esmaga o elitismo da cosmovisão grega. O termo “todos” é uma referência óbvia aos gentios, objeto do ministério
paulino (v.7). Quanto a isso, Paulo interpreta a si mesmo em outras cartas: (Rm
3:29,1 Co 12: 13, Cl 3:28).
“É
porventura Deus somente dos judeus? E não o é também dos gentios? Também dos
gentios, certamente. Visto que Deus é um só, que justifica pela fé a
circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão”. Romanos
3:29-30
“Pois
todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer
gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito”. 1
Coríntios 12:13
“Porque
todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes
batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego;
não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em
Cristo Jesus”. Gálatas 3:26-28
O
universalismo da expiação não compreende a cada indivíduo. Afirmar isso apenas
porque a expressão “todos” existe no
texto é a verdadeira ingenuidade. Seria como dizer que uma reunião só começaria
quando cada habitante do planeta chegasse, pois o chefe teria dito que só
começaria quando “todos” estivessem
presentes. Paulo está falando da abolição de classes que a mediação única de
Cristo “dando a Si mesmo como preço da redenção (v.6)” produziu. Não existem
vários mediadores e deuses competindo pela adoração da humanidade. Se antes, os
demais povos estavam longe, separados da comunidade de Israel, com a mediação
de Cristo Jesus fomos unidos aos membros da aliança:
“Porque
ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de
separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei
dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois
um novo homem, fazendo a paz. E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um
corpo, matando com ela as inimizades. E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós
que estáveis longe, e aos que estavam perto; Porque por ele ambos temos acesso
ao Pai em um mesmo Espírito”. Efésios 2:14-18
Apoiando
a teologia Paulina, temos Pedro que escreve a sua epístola aos “aos eleitos de
Deus, peregrinos dispersos no Ponto, na Galácia, na Capadócia, na província da
Ásia e na Bitínia”, dirigindo-se a todas as regiões gentílicas onde o Evangelho
havia sido difundido e onde os eleitos de todos os povos poderiam ser
encontrados. Estes são as “pedras vivas na edificação de uma casa espiritual”
por meio (ou seja, mediação) de Jesus Cristo (1Pe 2: 5), fazendo povo de Deus
aqueles que nem sequer eram povo e nem sequer haviam recebido misericórdia (1Pe
2:10). De igual modo, o apóstolo João, ao receber a revelação daquele que
poderia abrir o livro da vida, relata que o canto que ecoava no céu era o
seguinte:
"Tu
és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com
teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação”. Apocalipse
5:9
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Referências
Bibliográficas:
1. BARCLEY, William. Comentário do Novo
Testamento.E-Book.
2. CALVINO, João. Pastorais. Ed Fiel.
3. HENDRIKSEN , William. Comentário do Novo Testamento. Ed. Cultura Cristã.
4. KELLY, J.N.D. 1 e 2 Timóteo e Tito: Introdução e Comentário. Ed. Vida Nova.
2. CALVINO, João. Pastorais. Ed Fiel.
3. HENDRIKSEN , William. Comentário do Novo Testamento. Ed. Cultura Cristã.
4. KELLY, J.N.D. 1 e 2 Timóteo e Tito: Introdução e Comentário. Ed. Vida Nova.