Por Thomas Magnum
Muitos crentes têm pavor do termo
calvinismo. Muitos nunca sequer leram nada, mas, sabem que não são calvinistas.
É interessante como a igreja no decorrer da história abandonou suas raízes
doutrinárias e abraçou uma série de pensamentos que estão distantes dos ensinos
das Escrituras Sagradas. Nossa história começa no século XVI com os documentos
produzidos por consequência da Reforma Protestante essas confissões iniciadas
pelo catecismo de Heidelberg até chegarmos ao século XVII.
Os cânones de Dort são de
especial importância a igreja reformada no século XVII, mais precisamente em
1619. Em 1588 Jacó Armínio que tinha estudado com Teodoro Beza, começou a
questionar e discordar da doutrina da predestinação ensinada pelo calvinismo.
Em 1602 se tornou professor em Leyden, onde encontrou um oponente chamado
Francisco Gomaro.
A polêmica prolongou-se até 1609
quando Armínio morreu de tuberculose. No ano que seguiu sua morte seus
seguidores escreveram um documento chamado Remonstrância. Vejamos o que diz
Duane Edward Spencer:
Pelo fato de as igrejas dos
Países Baixos, em comum com as principais Igrejas Protestantes da Europa,
subscreverem as Doutrinas Reformadas da Bélgica e as Confissões de Heidelberg,
os arminianos resolveram fazer uma representação ao Parlamento Holandês. Este
protesto contra a Fé Reformada, cuidadosamente escrito, foi submetido ao Estado
da Holanda, e, em 1618, um Sínodo Nacional da Igreja reuniu- se em Dort para
examinar os ensinos de Arminius à luz das Escrituras. Depois de 154 calorosas
sessões, que consumiram sete meses, Os Cinco Pontos do Arminianismo foram
considerados contrários ao ensino das Escrituras e declarados heréticos. Ao
mesmo tempo, os teólogos reafirmaram a posição sustentada pelos Reformadores
Protestantes como consistente com as Escrituras, e formularam aquilo que é hoje
conhecido como Os Cinco Pontos do Calvinismo (em honra do grande teólogo
francês, João Calvino).[1]
Os cinco pontos do Arminianismo
são:
Vontade Livre
Eleição condicional
Expiação universal
A graça pode ser impedida
O homem pode cair da graça
A resposta aos argumentos
arminianos estudadas no sínodo e Dort formam o acrostico TULIP. Apresentados como os cinco pontos
do Calvinismo:
Total
Depravity (Depravação Total)
Unconditional
Election (Eleição
Incondicional)
Limited
Atonement (Expiação Limitada)
Irresistible
Grace (Graça Irresistível)
Perseverance of Saints (Perseverança
dos Santos)
Dessa refutação aos ensinos
arminianos surge os cânones de Dort . Nesse pequeno ensaio estaremos abordando
biblicamente os cinco pontos do calvinismo, demonstrando a diversidade de
textos bíblicos que dão suporte a teologia reformada e que o arminianismo está
errado em sua teologia que diminui a glória da graça de Deus e centraliza o
homem e seu “livre arbítrio”.