1509725595914942

26 de out. de 2014

Indicação de Teólogos Reformados



Estamos chegando próximo de mais um aniversário da Reforma Protestante. Quase 500 anos após este evento, a Teologia Reformada ganhou o mundo e vem sido redescoberta nessa primeira década do séc XXI. 

Por conta disso, a equipe de articulistas do Electus decidiu publicar uma indicação de leitura para todos os que estão descobrindo ou querem se aprofundar nos estudos que se originaram da Reforma. Optamos por indicar apenas teólogos do séc XX. 

Aproveitem!!!

Luciana Barbosa indica o Anthony Hoekema:


"Foi um dos grandes nomes na teologia. Seus livros são tópicos centrais na teologia reformada. Sempre cuidadoso na análise bíblica, e o melhor, textos que qualquer pessoa consegue ler e entender.Um dos melhores autores em antropologia, soteriologia e escatologia.

Bruno Silva indica o Augustus Nicodemus:


Um dos teólogos brasileiros mais prestigiados. Um renomado autor, exegeta e pastor. Gostei muito do seu livro sobre Batalha Espiritual. Seu livro mais recente, lançado pela Fiel chama-se Apóstolos.

Wallace Jaguaribe indica o J.I. Packer:


Eu recomendo o eminente Teólogo, por ser um notável estudioso da Bíblia e um brilhante defensor da Teologia Reformada.

Thiago Azevedo indica o Alvin Plantinga*:


A curiosidade em saber mais de seus escritos é que tem me feito debruçar no estudo do inglês. Atualmente possui apenas duas obras traduzidas para o nosso idioma, mas que já respondem questões fundamentais e complexas da fé como a existência de Deus e do mal não implicando em uma contradição. Recomendo ‘Deus a Liberdade e o Mal’ e ‘O conhecimento de Deus’, sendo esta última em parceria com Michael Tooley.

Morgana Mendonça indica o G.K. Beale:


Recomendo muito os escritos do Doutor e professor G. K. Beale, um grande teólogo com muito o que ensinar em suas obras sobre Teologia Bíblica. Tenho me dedicado a exegese e tenho me aproximado de seus livros. Tenho lido ‘Você se torna aquilo que adora’ e ‘O uso do Antigo Testamento no Novo Testamento e suas implicações hermenêuticas’ é extremamente fantástico. Em cada livro, uma belíssima exposição das Escrituras, aguardando a tradução do próximo "The Temple and Church's Mission" (O Templo e a Missão da Igreja).

Fernando Carvalho indica o John MacArthur:


Indico o John MacArthur pela sua pregação expositiva concisa, abordando dificuldades contemporâneas que a Igreja vem enfrentando ao redor do mundo. É um dos pregadores mais influentes na realidade. ‘Com Vergonha do Evangelho’, ‘Pense Biblicamente’ e ‘Escravo’ são seus livros mais destacados”.

Thomas Magnum indica o Martyn Lloyd-Jones:


Foi um dos grandes se não o maior expositor bíblico do século passado. A leitura de Jones em nossa geração é imprescindível. Além de ser conhecido pelos seus exaustivos comentários de Romanos, Atos e Efésios; ele escreveu sobre teologia sistemática, assuntos atuais em Discernindo os tempos e um livro que é leitura obrigatória para qualquer um que tenha recebido o ministério da pregação: Pregação e Pregadores.

Fred Lins indica o John Piper:


Meus primeiros contatos com a literatura de Jhon Piper foram ainda no seminário, mas lembro ainda hoje a minha reação quando comecei a ler ‘A supremacia de Deus na pregação’. É muito mais que um livro acadêmico. É uma belíssima obra que expõe como poucas a relação de Deus com a sua Glória por meio da exposição da palavra. Indico pela profundidade, pela linguagem acessível e pela belíssima leitura que propicia a todos quantos tem a oportunidade de ler a sua obra.

Samuel Alves indica o Geerhardus Vos:


Indico por ser um teólogo revelacional, assim, ao lê-lo vamos mergulhar na mais profunda das maravilhas da revelação especial de nosso Deus. ‘Teologia do AT E NT’ foi o livro que marcou minha vida acadêmica.

Thiago Oliveira indica o Palmer Robertson:


Recomendo o Palmer Robertson por ser um teólogo de muita profundidade e ao mesmo tempo possuir clareza em suas ideias. Ainda a pouco li ‘O Israel de Deus’ e fiquei maravilhado com o equilíbrio e a precisão de sua exegese. Outros dois livros conhecidos do autor são: ‘A Palavra Final’ e ‘O Cristo dos Pactos’. Palmer é conhecido pelo ensino da Teologia da Aliança."

___________
*Plantinga é um renomado filósofo cristão, e não propriamente um teólogo. Sua educação reformada, estudou no Calvin College, e endossa a visão de Calvino de que Deus implantou o "senso de divindade" ou "semente da religião" na mente humana. Todavia, por questões filosóficas, faz uma defesa do livre-arbítrio para explicar o problema do mal. Ele entra aqui nessa lista como um filósofo que tem um posicionamento protestante ortodoxo reconhecido pela sociedade norte-americana.